A LATAM Brasil lançou, nesta quinta-feira (10), um programa de reciclagem das garrafas plásticas consumidas em seus voos domésticos. Trata-se do “Recicle Sua Viagem”, iniciativa da companhia que projeta reciclar uma média de 450 mil garrafas PET do serviço de bordo doméstico por mês. A expectativa da companhia é de que o novo serviço dê nova vida a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil.
O programa representa uma mudança na gestão do material utilizado a bordo. Antes, o descarte das garrafas plásticas ficava sob a responsabilidade dos aeroportos onde as aeronaves pousavam. “Fizemos um levantamento que apontou que apenas 60% dos aeroportos em que a LATAM opera no Brasil conta com algum programa de reciclagem. Isso significa que não tínhamos a garantia de que o plástico das garrafas consumidas em nossos voos era reciclado. Por isso, decidimos assumir a tarefa e reciclar o material”, explica Maria Elisa Curcio, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da LATAM Brasil.
O “Recicle Sua Viagem” estabelece um novo processo para que o plástico das garrafas seja reaproveitado: após serem consumidas, elas são separadas pela equipe de comissários da LATAM e descarregadas somente ao tocar em um dos seis aeroportos que a LATAM mantém o serviço de catering (abastecimento da aeronave com refeições): São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Galeão, Fortaleza e Brasília. Nessas bases, as garrafas são enviadas para cooperativas parceiras, onde são transformadas em plástico granulado reciclado, utilizado na fabricação de novas garrafas, produtos têxteis ou embalagens. “O programa é mais um avanço da LATAM rumo ao seu compromisso de ser uma empresa zero resíduos para aterros sanitários até 2027, além de fortalecer o modelo de economia circular da companhia ao dar nova vida a materiais que seriam descartados”, completa Maria Elisa.
O “Recicle Sua Viagem” está em operação em todos os voos domésticos da LATAM Brasil, além das afiliadas no Chile, Peru, Equador e Colômbia. Nos voos internacionais, vale lembrar, os resíduos devem ser tratados conforme estabelecido pela legislação sanitária de cada país, seja com incineração, esterilização, autoclave ou outros.
A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO LATAM
Em maio de 2021, o grupo LATAM renovou a sua estratégia global de sustentabilidade e estabeleceu compromissos para proteger o meio ambiente na América do Sul nos próximos 30 anos de forma colaborativa e baseada no diálogo. Todos os compromissos estão focados nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado, conectados com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
As principais metas do grupo LATAM são: eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduos para aterro sanitário até 2027; reduzir ou compensar o equivalente a 50% das es de CO2 de seus voos domésticos até 2030; e ser uma companhia carbono neutro até 2050.