domingo,22 setembro, 2024

Lâmpada inteligente: por que as pessoas estão obcecadas pelo gadget?

Nos últimos anos, os itens com foco em casa inteligente ganharam uma grande popularidade no mercado, devido ao aumento no número de pessoas que desejam automatizar o lar.

Esses gadgets permitem que seus usuários realizem funções do dia a dia, como acender as luzes da casa ou monitorar os ambientes, de forma completamente remota, trazendo ainda mais conforto para a rotina.

A lâmpada inteligente é um dos principais itens da categoria, e ela será o foco desta matéria, para que você conheça mais sobre o produto e entenda os motivos de sua popularização. Confira.

O que são e como funcionam as lâmpadas inteligentes?

(Shutterstock/Reprodução)

As lâmpadas inteligentes são lâmpadas de LED que podem ser controladas remotamente por aplicativos ou por comando de voz com o uso de assistentes pessoais (Alexa e Google Assistente).

Além de acender e apagar as luzes, os usuários podem escolher a cor da iluminação e até mesmo controlar a intensidade da luz para deixar o ambiente confortável em qualquer situação.

Para o funcionamento correto, as lâmpadas devem ser instaladas em locais com internet WI-FI, visto que o gadget utiliza a rede para se conectar a outros dispositivos e receber seus comandos.

Qual o motivo da popularização das lâmpadas inteligente?

1. Comodidade

(Shutterstock/Reprodução)

Um dos principais motivos para a lâmpada inteligente se tornar tão popular está na comodidade que ela oferece aos seus usuários. Como exemplo, é possível apagar as luzes sem precisar levantar do sofá e apertar o interruptor, bastando pressionar um botão no aplicativo ou solicitar ao assistente de voz que desligue a iluminação.

Além disso, também é possível controlar a luz de outros cômodos da casa sem precisar se deslocar ao local e até mesmo programar as lâmpadas para que acendam e apaguem automaticamente em determinados horários do dia.

2. Consumo de energia

As lâmpadas inteligentes são majoritariamente lâmpadas LED, conhecidas por consumirem menos energia do que as tradicionais lâmpadas incandescentes. E devido a sua automação o acessório podem auxiliar ainda mais na economia de energia, uma vez que permite que o usuário controle a iluminação da residência mesmo quando não estiver em casa.

3. Segurança

A lâmpada inteligente também pode ajudar seus usuários a deixar a casa ainda mais segura. Isso porque elas podem ser ligadas no final do dia de forma automática, passando o sinal para quem está na rua de que possui alguém dentro da residência.

Além disso, algumas lâmpadas também podem ser ativadas pelo sensor de movimento, sendo capaz de impedir invasões e de notificar o usuário sobre qualquer movimentação estranha.

4. Sincronização

Com o uso de assistentes pessoais, como Alexa e Google Assistente, as lâmpadas inteligentes podem ser sincronizadas a diversos outros dispositivos. Como exemplo, é possível conectá-las a televisores para que a iluminação siga as mesmas paletas de cores do programa que o usuário assiste, tornando a experiência muito mais imersiva.

Para os fãs de música, também é possível configurar a lâmpada para que as cores sigam o fluxo de suas canções preferidas, sendo uma ótima maneira de curtir momentos especiais com os amigos em casa.

5. Vida útil

(Shutterstock/Reprodução)

A lâmpada incandescente possui em média uma vida útil muito menor que a da lâmpada inteligente. Enquanto a primeira pode funcionar entre 750 a 2.000 horas, as inteligentes podem funcionar entre 35.000 a 50.000 horas, tornando o custo benefício do produto muito mais interessante para o consumidor.

Por: Marco Aurelio Andrade de Souza

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados