Capturar a atenção do consumidor em um mundo cada vez mais digitalizado é um desafio para grandes companhias. Jeffrey Towson, especialista no ecossistema de tecnologia da Ásia, conta que o varejo orientado por dados e algoritmos de personalização é essencial para a sobrevivência de empresas em meio ao crescimento do consumo influenciado por redes sociais e ferramentas de vídeos.
“O TikTok é especialista em prender a atenção de potenciais consumidores e é possível enxergar diversas empresas seguindo a mesma estratégia da rede social. A Shein, por exemplo, ganhou a atenção de todo mundo por ser um aplicativo com experiência altamente personalizável”, disse.
A gigante asiática lança mais de mil produtos em sua plataforma diariamente. Com o customer centric como um dos pilares de seu negócio, o aplicativo da marca já alcançou a posição de primeiro lugar em downloads nos Estados Unidos. No Brasil, viu um crescimento de 51% no número de acessos mensais em suas plataformas digitais.
O autor de “The One Hour China Book” explicou que a experiência de consumo guiada por algoritmos de personalização estimulam o consumidor a permanecer mais tempo em aplicativos de compras. Com incentivos como cupons de desconto, frete grátis e sugestões de novos produtos, os mecanismos fidelizam o usuário, que acaba direcionando suas compras a uma única plataforma.
“Wow experiences”
Além das vendas direcionadas por dados, Towson contou que surpreender positivamente o consumidor a preços cada vez mais baixos é a atual meta das grandes varejistas. “Com tanto conteúdo, as empresas devem ter níveis de excelência 9 ou 10, ou desistir. Não entregamos produtos, encantamos clientes”, complementa.
O executivo também destacou a gamificação como uma das apostas dos grandes varejistas. Empresas como Shopee e Alibaba apostam na estratégia, utilizando ainda métodos de redirecionamento do endereço de suas plataformas para os aplicativos.
A experiência de compra por canais digitais é amplificada ainda pela existência das lojas físicas, que possibilitam que marcas desenvolvam jornadas de compras personalizadas para seu público-alvo. Para o consumidor, há ainda a chance de testar todas as opções e levá-la para casa no mesmo dia.
“Não importa se você vai comprar na loja física ou não. Você pode comprar seu produto pelo celular depois. Canais físicos e digitais se complementam, não são concorrentes”, finaliza.
Jeffrey Towson faz parte de uma série de palestrantes do Latam Retail Show, que começou nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e faz uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.
Imagem: Gabriel Maciel
Por: Gabrielly Mendes