Jeans sustentável incentiva o consumo consciente e a moda com propósito

Riachuelo investe em tecnologia de ponta para reduzir o impacto ambiental na produção de suas peças

0
32
Foto: divulgação

Qual é roupa mais versátil do seu guarda-roupa? Se você respondeu “a calça jeans”, bem-vinda ao clube! Sim, a peça é coringa na produção de quase todo mundo, e não é à toa.

O queridinho do closet sempre faz bonito e combina com todos os estilos: da descolada à elegante, seja qual for a idade, toda mulher fica linda com uma calça jeans. Ainda mais se for com o Jeans + Sustentável da Riachuelo, que mostra uma nova etapa na história desse ícone da moda.

De acordo com Marcella Kanner, head de Comunicação Corporativa e Marca e diretora de Comunicação do Instituto Riachuelo, o jeans sustentável representa uma evolução na indústria da moda brasileira, no consumo consciente e na redução de impactos socioambientais. “Nossas clientes estão cada vez mais atentas ao que estão consumindo, querem saber a procedência dos produtos e podem acompanhar toda a nossa evolução em sustentabilidade”, conta a executiva.

Mas a importância do jeans sustentável vai além de atender à consumidora mais consciente. “Investir em sustentabilidade melhora a eficiência operacional da empresa, mitiga impactos ambientais, auxilia a garantir cadeias de fornecimento mais limpas e, mais importante do que tudo isso, deixa um legado e um futuro melhor para as próximas gerações, explica Valesca Magalhães, gerente executiva de Sustentabilidade da Riachuelo.

Sustentável e fashion

Recentemente a marca lançou a coleção sustentável Natural Colors em parceria com a Vicunha, referência mundial em soluções jeanswear. “A collab traz de volta a calça reta dos anos 1990, um jeans queridinho do momento, nas categorias feminino e infantil. As peças foram produzidas na fábrica da marca, em Fortaleza, com energia 100% renovável e toda a tecnologia aplicada para reduzir os impactos ambientais. Com alto valor agregado, elas chegam em tons candy colors, conquistados devido à origem de corantes naturais e orgânicos, extraídos de flores, folhas, sementes e frutas”, destaca Marcella. Riachuelo: sustentabilidade em todas as etapas da produção.

A coleção da Riachuelo é composta por itens sustentáveis que respeitam o meio ambiente — Foto: Divulgação

Riachuelo: sustentabilidade em todas as etapas da produção

A atenção da marca com a redução dos impactos ambientais envolve uma série de iniciativas, como:

– O uso de matérias-primas com procedência comprovada, para manter a segurança e o cuidado com a cadeia produtiva

– As Lavanderias Riachuelo instaladas nas fábricas de Natal e Fortaleza foram orientadas pela inovação e sustentabilidade nos processos. Elas contam com lasers e equipamentos de última geração para reduzir em até 85% o uso de produtos químicos e ampliar o reúso da água para 70%.

– A disponibilização de 3,5 mil toneladas de resíduos têxteis geradas nas duas unidades fabris para uma pesquisa voltada à criação de um fio de alta qualidade utilizado na produção de novas peças. Menos matérias-primas virgens, menor emissão de CO2.

Uma lavanderia convencional usa em média 40 a 70 litros de água por peça, a depender do processo de fabricação utilizado. Na fábrica da Riachuelo em Fortaleza, utilizamos apenas três litros por peça, e acreditamos podemos chegar a somente 100ml— Valesca Magalhães, gerente executiva de Sustentabilidade da Riachuelo.

Por: Riachuelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui