Janaina Riva: A voz feminina na Assembleia Legislativa de MT

A deputada estadual fala de seus desafios e conquistas na política

0
100

Em seu segundo mandato como deputada estadual, Janaina Riva mencionou os desafios e conquistas na sua carreira política. Recordou que no passado, chegaram a dizer que ela “fazia da Assembleia a extensão de sua penteadeira”, mas a deputada enfatizou que foi bem no início de mandato.  

Segundo a deputada, ela conseguiu melhorar essa situação sem precisar alterar o tom da voz como antes fazia, pois por meio de seu trabalho se fez mais respeitada pelos outros deputados.

Riva explicou que apesar dessa melhora, há muito o que se fazer e exemplificou com a última eleição, que foram eleitas duas vereadoras para Cuiabá e acrescentou que deveria ter um incentivo maior para as mulheres ingressarem na política, como ter pelo menos 30% de reserva destinada ao gênero feminino.

Para a deputada, outro fato que deve dificultar o interesse da mulher disputar eleições, vem do medo da exposição de sua vida pessoal, porque de acordo com ela, sofreu isso no início de sua carreira pública.

Riva destacou que: “Acho que o empoderamento feminino passa pelo combate ao machismo cultural”. Por isso, um de seus projetos preferidos é a Lei Nº 10.760/2018, que institui a Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres na rede pública estadual de ensino de Mato Grosso.

Para a parlamentar, o exemplo incentiva e por isso, procura enaltecer a importância da mulher na política em seus discursos e apoia candidaturas femininas.

“Gênero não define capacidade. Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Para que haja uma mudança real e legislações mais justas, é necessário entender que a mulher é essencial nesse processo”, ressaltou.

A deputada estadual Janaina Riva foi eleita pela primeira vez na eleição de 2014 e reeleita em 2018, sendo a deputada mais votada nas últimas eleições, com 51,546 votos distribuídos pelos 141 municípios. Foi ainda a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui