A marca carioca Seu Vidal faturou R$ 2 milhões só neste ano e foi criada para homenagear o avô de Pedro e Ana Vidal. Rede acaba de chegar a São Paulo e já tem data para evento “open tudo”
A quase centenária Confeitaria Itajaí, no Centro do Rio de Janeiro, foi o laboratório dos irmãos Pedro e Ana Vidal para a criação da rede de lanchonetes Seu Vidal, fundada em 2016 na capital fluminense. O negócio foi incorporado ao Grupo Burguês, cresce com franquias e faturou R$ 2 milhões entre janeiro e setembro de 2023. Conhecida pelos festivais “open tudo”, que chegam a reunir até 5 mil pessoas no Rio, a marca acaba de chegar a São Paulo e prepara a primeira edição do evento na maior cidade da América Latina.
Pedro e Ana são netos de Silvério Vidal, que fundou a Confeitaria Itajaí em 1932. Hoje o negócio é tocado pelos pais dos empreendedores. “Foi a nossa escola para o ramo de gastronomia”, diz Pedro, 32 anos. Há sete, os dois resolveram se preparar para criar um negócio próprio, mas sem negar as raízes. Assim nascia a lanchonete Seu Vidal, com um nome e logotipo que homenageiam o avô.
“Sempre quisemos nos destacar, ter um diferencial, mas não queríamos reinventar a roda em termos de produto”, diz Ana, 30 anos. A aposta foi na forma de apresentação dos produtos, comunicação jovem e os festivais open bar e open food promovidos pela marca, que ajudam a reforçar a personalidade do negócio junto ao público. “A nossa identidade é sempre algo muito importante para nós”, diz.
A primeira unidade da Seu Vidal foi aberta em 2016, em um ponto estratégico: em Copacabana, nas imediações de onde aconteciam as partidas de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A visibilidade ajudou a marca a ganhar tração logo no primeiro ano. Assim, em 2018, um quiosque foi inaugurado na Barra da Tijuca. “Até então, abrir franquias não era um sonho, nem mesmo um desejo”, diz Pedro. Ana complementa que esse, inclusive, era o “único consenso entre eles”.
Um menu de “laricas”
Atualmente, o hambúrguer corresponde a 80% das vendas nas 18 unidades da Seu Vidal, com um tíquete médio entre R$ 30 e R$ 40. Mas o lanche só entrou para o cardápio um ano após a inauguração da primeira loja.
A ideia sempre foi oferecer sanduíches e salgados variados, rendendo o apelido de “laricas”, pelas combinações inusitadas. No cardápio há lanches como o pão com linguiça, philly cheese steak (que leva carne batida com cebola) e o podrola (linguiça defumada no pão de hot dog brioche). Nas lojas cariocas também há misturas inusitadas em salgados, como coxinha de pão de queijo.
Festivais ajudaram a fortalecer marca no Rio
A primeira festa “open tudo” do Seu Vidal foi realizada para comemorar um ano do negócio, em 2018. O ingresso custava R$ 220 e já dava direito a bebidas, comidas, salão de beleza, tatuagens e shows, além de presenças VIP de influenciadores e personalidades. A primeira edição recebeu 1,5 mil pessoas. Atualmente, os eventos recebem entre 4 mil e 5 mil pessoas.
A festa Seu Vidal ainda aconteceu em 2019, 2021 e 2022. “Quando estávamos na terceira edição do evento, vimos que nossa marca estava bem posicionada para as pessoas, mas o produto não chegava até elas na mesma velocidade, e só estávamos com três lojas [a terceira foi aberta em 2019, também no Rio de Janeiro]”, explica Ana. Eles viram a necessidade de se expandir para além das lojas próprias.
A primeira edição paulistana será realizada no próximo dia 20 de outubro na Praça das Artes, no centro da cidade. As vendas dos ingressos começaram no último dia 28 de setembro e vão de R$ 250 a R$ 300. Ainda em 2023, a Festa Seu Vidal deve ocorrer no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Cozinhas compartilhadas e chegada a SP
A pandemia trouxe um baque para o negócio, que precisou se reinventar e funcionar totalmente por delivery. Foi nessa época, em meados de 2021, que eles transformaram a Seu Vidal em franquia. No entanto, a preocupação era manter a qualidade dos produtos.
A opção dos empreendedores foi se unir a um grupo que já atuasse no segmento. Depois de pesquisar diversas empresas, os irmãos Vidal fecharam negócio com o Grupo Burguês, dono das marcas O Burguês e Ex-Touro. A empresa formatou o negócio para o franchising e passou a crescer com unidades em dark kitchen, muitas em cozinhas compartilhadas.
Atualmente são 18 franquias da Seu Vidal em funcionamento. A primeira unidade paulista foi inaugurada em Campinas, no último mês de agosto. “Até o final do ano vamos abrir mais 21, a maioria é em SP, com franqueados”, diz Ana. O grupo pretende investir R$ 2,3 milhões só para a expansão da Seu Vidal em solo paulistano.
Uma loja conceito, com atendimento ao público, será aberta em Perdizes, com a ideia de apresentar oficialmente o conceito para o consumidor. O investimento inicial para se tornar um franqueado da Seu Vidal é a partir de R$ 180 mil, e pode ser uma operação solo da Seu Vidal ou em cozinha compartilhada com O Burguês e Ex-Touro.
Texto: Paulo Gratão