A Apple elegeu o monitoramento e cuidados com a saúde física e mental como uma das prioridades no iOS 17 e demais sistemas operacionais. Prova disso é o conjunto de soluções apresentadas para os usuários, que permitirá estabelecer relações entre o bem-estar físico e a emocional.
Com o lema de melhorar o que é mensurável, a Maçã convida usuários a refletir sobre aspectos da sua saúde que podem impactar em tudo. O watchOS 10 será um aliado fundamental nessa tarefa, pois deve compartilhar dados coletados pelo Apple Watch com o iPhone.
Um aplicativo chamado Mindfulness deixará você registrar suas emoções momentâneas e humor diário. É só girar a Digital Crown para percorrer formas personalizadas de dizer como está se sentindo, selecionar acontecimentos do dia ou descrever seus sentimentos.
Saúde mental e física no Apple Watch e no iPhone
No aplicativo Saúde no iOS 17/iPadOS 17, os usuários podem ver insights valiosos para identificar o que pode estar contribuindo para seu estado de espírito — sejam associações ou fatores de estilo de vida, como sono ou exercícios.
Será possível correlacionar fatos do dia, como um estresse no trabalho ou o recebimento de uma notícia boa, com as alterações em batimentos cardíacos. A Gigante de Cupertino também terá avaliações padronizadas para ansiedade e depressão, como falta de apetite, baixa energia ou insônia.
Uma das ideias é que tantos dados coletados sejam usados por médicos ou terapeutas em breve. Essas informações também podem embasar a criação de novos recursos úteis para futuras versões do sistema operacional.
iOS e watchOS com foco em saúde
Para quem gosta de praticar esportes, o iOS 17 e watchOS 10 serão ótimos companheiros. Há novos recursos pensados para trilhas, com marcação de pontos específicos no mapa para evitar que você se perca, e para ciclistas, com definição de zonas de intensidade física.
Pais também poderão monitorar o tempo que seus filhos ficam expostos à luz do sol, o que pode trazer benefícios para o humor, melhorar o sono e reduzir os níveis de estresse. Então, não se surpreenda se crianças começarem a usar Apple Watches, afinal é uma forma de seus responsáveis monitorarem a saúde remotamente.
O iOS 17 foi apresentado na WWDC 2023 e foi considerado uma atualização mais modesta, focada em refinamentos e sem grandes novidades. Mesmo assim, a Maçã não deixou de lado a sua constante preocupação com a saúde das pessoas, como já havia feito em versões passadas com monitoramento de sono, acompanhamento de atividades físicas e alertas de acidentes.
Por: Alveni Lisboa