O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) proporcionou dois dias de imersão ao conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA), mídias sociais, mercado e novas tecnologias, durante a ‘4ª edição da Jornada de Marketing Digital’, realizado entre os dias 14 e 15 de junho de forma híbrida.
O evento que contou com a participação de mais de 1.350 pessoas, – contando os dois dias, sendo 350 presencial -, mostrou como a IA irá democratizar o acesso às ferramentas de gestão – até então inacessíveis ao pequeno negócio -, o desenvolvimento de novas habilidades e, principalmente, o aumento da produtividade. A Jornada ocorreu de forma online no primeiro dia e no segundo, presencialmente no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MT, Fernando Holanda, a IA já ocupa espaço dentro dos negócios, e, o conhecimento desta tecnologia é fundamental para a modernização dos processos das pequenas empresas.
“Os pequenos negócios são muito carentes de recursos para grandes investimentos em marketing, por exemplo. A Inteligência Artificial possui ferramentas que dão oportunidades para esses pequenos negócios de criarem seus próprios anúncios. Esse evento é muito importante para o empreendedor, pois oportuniza conteúdos relacionados às novas ferramentas e tecnologias”, afirmou.
O consultor de Marketing e palestrante Fabio Nudge Pereira ressalta que a IA democratiza acesso a ferramentas, até então restrita a um pequeno público. Ele pontua também que novas habilidades surgirão e isso exige adaptação.
“Resumindo: a Inteligência Artificial é um caminho sem volta. As habilidades são transformadas e a IA precisa transformar as habilidades das pessoas. E é claro que a IA não vai substituir a mão de obra humana, eu sempre reforço que é bom deixarmos que a máquina faça o trabalho de robôs e as pessoas realizem as atividades humanas”, disse.
Palestras e aprendizados
O primeiro dia da Jornada foi marcado pelas palestras de Vanessa Padua, Head de Cibersegurança da Microsoft para América Latina e Caribe e Edney Souza, especialista em Tecnologia, co-fundador de startups, co-autor de livros e consultor para empresas como Disney e Ford.
Já o dia 15 começou com a CEO do Instituto Cliente Feliz e CO-Founder do Reclame Aqui, Gisele Paula, que abordou a importância do bom relacionamento. Conforme a palestrante, o empreendedor deve estar sempre atualizado para gerar uma boa experiência em seu cliente, pois isso poderá se converter em vendas.
“Queria parabenizar o Sebrae/MT por realizar um evento desse, que ensina o empreendedor. Quando eu comecei a empreender não existia esse tipo de evento. Se eu pudesse voltar atrás com esse tipo de conhecimento que hoje a gente tem, os nossos resultados e os nossos erros teriam sido menores”, analisou Gisele.
O segundo a se apresentar foi o consultor de Marketing e criador do perfil Dicas Digitais, um dos maiores perfis de marketing digital no Brasil, Raphael Falcão. O palestrante falou sobre técnicas para conseguir vender por meio do WhatsApp Business.
“As minhas dicas ajudam o pequeno negócio a faturar e se posicionar melhor na internet. Mostro o acesso a uma ferramenta que o empreendedor pode implementar. Queria agradecer ao Sebrae/ MT, pois quando se traz eventos como como esse à sociedade, se fomenta também a economia local”, pontuou.
Os últimos a se apresentarem na 4ª edição da Jornada de Marketing Digital foram os palestrantes Fabio Nudge Pereira e para fechar este grande evento, a palestra virtual de Tayana Dantas, sócia e diretora de marca e marketing de produtos no G4 Educação.
A empresária Eliette Aparecida Miranda, conta que a Jornada trouxe uma virada de chave para o seu negócio.
“Esse evento foi uma verdadeira mudança de mente para mim, com uma nova percepção sobre o meu conceito de marketing digital. Tenho um negócio bem sólido, mas ele não é conhecido na internet, e agora vou transformar minha empresa com as ferramentas que conheci neste evento. E todos falaram sobre o conceito da marca, então isso me fez realmente confirmar o que eu preciso fazer para que o meu público entenda qual o serviço que a minha empresa oferece”, contou a empreendedora.
Eliette garante que muitas mudanças deverão acontecer a partir deste momento. “Agora é trabalhar o marketing digital, e me capacitar. Inclusive, eu já fiz inscrições em várias mentorias do Sebrae/MT e estou muito animada”, concluiu.
Por: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT