domingo,24 novembro, 2024

Inteligência artificial na Copa: Catar usa IA para monitorar torcedores

Para monitorar os mais de 1 milhão de torcedores esperados para a Copa do Mundo FIFA 2022, o Catar montou, na capital Doha, um centro de tecnologia com centenas de telões e que utiliza inteligência artificial. Segundo informações da rede Al Jazeera, mais de 100 técnicos trabalham dia e noite no local, verificando as imagens que chegam pelas 22 mil câmeras de segurança espalhadas pelos oito estádios utilizados na competição.

Segundo a equipe técnica do centro do Catar, o uso de IA e a agregação de dados possibilitam prever os padrões de multidão. Como eles sabem o número exato de pessoas esperadas com base na venda de ingressos, eles conseguem verificar o aumento na concentração de de pessoas.

“Através deste centro de comando, nossa plataforma centralizada nos dá a oportunidade de ter uma resposta rápida, mais desempenho em operações com menos pessoas”, destacou Al Mohannadi à Al Jazeera, acrescentando que tudo isso depende de uma segurança cibernética infalível.

“Estamos garantindo que os sistemas sejam seguros. E estamos fazendo isso como uma rotina agora para garantir que durante a Copa do Mundo da FIFA nenhum grande incidente de segurança cibernética aconteça.”


Estádios conectados

Com equipamentos instalados em todas as áreas das arenas esportivas, o sistema verifica a operação do estádios antes, durante e depois dos jogos. “Com um clique você pode mudar de um estádio para o outro, porque temos tudo integrado por meio de nossa plataforma centralizada, em termos de gerenciamento de instalações, segurança, saúde e proteção e operações de TIC [tecnologia da informação e comunicação]”, disse Hamad Ahmed al-Mohannadi, diretor do centro.


Os organizadores relatam que o conceito de “estádio conectado” é o primeiro do tipo a ser usado durante uma Copa do Mundo. O objetivo, segundo as autoridades do país, seria o de evitar incidentes durante os jogos, com tumultos e brigas.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados