Gigante dos chips também quer padronizar fornecimento de energia para veículos elétricos
A Intel anunciou o lançamento de chip focado em inteligência artificial (IA) para o setor automotivo. A empresa também adquiriu companhia de gerenciamento de energia e está buscando padronizar o fornecimento de energia para veículos elétricos.
A Intel anunciou o lançamento de chip focado em inteligência artificial (IA) para o setor automotivo. A empresa também adquiriu companhia de gerenciamento de energia e está buscando padronizar o fornecimento de energia para veículos elétricos.
A gigante dos chips está competindo com Nvidia e AMD para dominar o mercado de processadores e hardware necessário para impulsionar o avanço da IA. A empresa está se movendo em direção aos computadores pessoais com IA, argumentando que a tecnologia é mais segura quando executada em um PC do que pela internet.
Chips automotivos para aprimorar a experiência dentro do carro
A indústria automotiva enfrenta desafios únicos ao tentar incorporar computadores cada vez mais sofisticados em seus carros, em antecipação à adoção em massa de veículos elétricos e à evolução de software mais avançado.
“Ninguém realmente está fazendo software definido corretamente ainda”, disse, na semana passada, Jack Weast, vice-presidente e gerente geral da Intel Automotive. “Temos perspectiva única e conjunto único de capacidades que acreditamos que podem ajudar a indústria a fazer a transição de seus veículos para serem verdadeiramente definidos por software.”
- Os novos chips automotivos da Intel são projetados para aprimorar as experiências dentro do carro, como navegação, assistentes de voz e controles de veículos, relata o The Verge;
- A primeira empresa a instalar esses chips em seus veículos será a Zeekr, submarca de veículos elétricos da Geely, da China (que também é ligada à Volvo);
- A Intel planeja introduzir “família” de sistemas em chip (SoCs) para esses veículos definidos por software no futuro;
- Os primeiros lançamentos serão no fim deste ano;
- A Intel ainda precisa colocar sua marca no esforço para construir veículo definido por software;
- A companhia afirma que seus SoCs estão presentes em 50 milhões de carros em circulação, alimentando telas multimídias de entretenimento e painéis de instrumentos.
Veículos com os chips de IA da Intel terão, entre outros recursos, assistentes de voz aprimorados, capacidades de videoconferência melhoradas e opções de jogos para passageiros no banco traseiro.
“Estamos levando o computador com IA para os carros”, disse Weast. “Contudo, não podemos apenas colocar um PC em um carro. Sabemos que as montadoras precisam estar dispostas a redesenhar seus veículos, como mencionei, para serem definidos por software”, completou.
A empresa também está focada em melhorar a eficiência energética dos veículos elétricos, buscando baterias mais leves e com menos minerais, mas que ainda ofereçam a mesma, ou, melhor autonomia do que as baterias atuais.
“Acho que há muitas oportunidades para a IA melhorar a experiência do veículo e tornar a tecnologia um pouco menos intrusiva”, acrescentou Weast, “torná-la mais preditiva e se encaixar perfeitamente na experiência de direção ou do passageiro”.
A gigante dos chips está, ainda, trabalhando com a SAE International para desenvolver novo padrão de gerenciamento de energia para veículos elétricos.
“As baterias são agora os elementos mais pesados e caros do veículo. Os veículos de hoje nos lembram francamente os laptops de primeira geração”, completou Weast.
Fonte: Olhar Digital