sexta-feira,22 novembro, 2024

Instituto Inova Brasil atua no fomento ao empreendedorismo em Mato Grosso

Esta semana, o auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) sediou um importante seminário de Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Desenvolvimento Econômico, organizado em parceria pela Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa e a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), com apoio do TCE-MT e do Instituto Inova Brasil. Este último tem se destacado pelo seu papel crucial no apoio ao desenvolvimento de cidades inteligentes.

Durante o evento, que durou dois dias e foi encerrado com a presença do Ministro das Micro e Pequenas Empresas do governo federal, Márcio França, diversas palestras foram realizadas. Entre elas, destacou-se a apresentação sobre linhas de crédito para empreendedores, proferida por Luciana Sousa Barros, da Sudeco, enfocando programas inovadores como o FCO-Verde e o FCO-Mulheres Empreendedoras.

Mayran Beckman Benicio, presidente da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, e o deputado Maxi Russi (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, também discutiram a importância das linhas de financiamento para o fortalecimento do setor de micro e pequenas empresas.

O Instituto Inova Brasil, representado pelo seu diretor-executivo Edilson Proença, reafirmou seu compromisso com a promoção do empreendedorismo como uma via para a criação de cidades inteligentes, alinhadas às necessidades modernas de sustentabilidade e inovação tecnológica. A presença da liderança do Instituto ressaltou a importância de integrar estratégias de desenvolvimento urbano com inovações tecnológicas e financeiras para fortalecer as economias locais e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

A discussão no seminário também abordou as desigualdades sociais e os desafios econômicos enfrentados por diversos municípios do Mato Grosso, como destacado pelo conselheiro e presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo. Ele enfatizou a importância de repasses financeiros do Estado e da União para sustentar municípios que enfrentam dificuldades financeiras.

O presidente da CST, Cléber Ávila, comentou sobre a necessidade de diálogo com o setor produtivo para fortalecer o empreendedorismo local.

A abertura do evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, 1º secretário da ALMT, Maxi Russi, secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Graziela Bugalho; presidente da Câmara Setorial Temática, Cléber Ávilla; a presidente da Agência de Fomentos Desenvolve MT, Mayran Beckman Benicio; o diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT- Campus Primavera do Leste), Fred Martins; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Sapezal, Jucélia Ferreira da Silva, diretora de Administração da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana Barros; superintendente do Banco da Amazõnia em Mato Grosso, Lucilene Moreira e o diretor-executivo do Instituto Inova Brasil, Edilson Proença.

Nesta ocasião, o Ministro Márcio França também recebeu o convite para participar da Expo Favela Innovation Mato Grosso 2024, importante feira de negócios que busca conectar empreendedores da favela com empreendedores e empresas do asfalto.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados