União entre os hubs de inovação pretende promover mais oportunidades de negócios para as empresas que integram suas comunidades, com participação em programas e eventos
Dois grandes hubs de inovação brasileiros anunciam nesta terça-feira (24/10) uma parceria para promover conexões e negócios. O Instituto Caldeira, localizado em Porto Alegre (RS), e o Cubo Itaú, sediado em São Paulo (SP), estão se unindo para promover mais oportunidades aos seus residentes.
A parceria vai possibilitar que startups e empresas associadas possam usufruir de iniciativas como o Ebulição Startups, aceleradora da instituição gaúcha, e o Conecta Caldeira, programa de inovação aberta que une empresas fundadoras do hub a startups da comunidade que possam solucionar seus desafios. Em contrapartida, residentes do Caldeira serão inseridos na plataforma digital do Cubo e poderão fazer parte de suas atividades.
“O Instituto Caldeira já nasceu com o mote de conexões que aceleram a inovação, tendo como propósito conectar todo e qualquer ator que promova o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia no nosso país. Dentro disso, é impossível não reverenciar o Cubo no ecossistema e o trabalho que vem sendo desenvolvido todos esses anos, é uma parceria muito promissora e uma honra para nós”, afirma Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira.
Inaugurado em 2021 na região do 4º Distrito, em Porto Alegre, o Instituto Caldeira foi fundado por 42 grandes empresas para impulsionar transformações por meio da inovação. Atualmente, o hub reúne 100 empresas residentes, startups, poder público e universidades, e promove dinâmicas de matchmaking, apresentações de pitch e networking.
“Inovação aberta é sobre somar. Entendemos que essa parceria agrega valor para a comunidade, abrindo mais oportunidades de conexão para gerar negócios, alavancando o potencial das startups e, assim, desenvolvendo ainda mais o ecossistema de inovação da América Latina”, acrescenta Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, hub inaugurado em setembro de 2015 pela instituição financeira em parceria com a Redpoint eventures.
Apesar da sede em São Paulo, a plataforma digital do Cubo permite que o portfólio também tenha startups de outros estados e países. Mais de 450 empresas de base tecnológica de mais de 25 segmentos do mercado passaram pela curadoria do hub, que tem entre as mantenedoras empresas como Suzano, Eztec, Gerdau, Tim, Stellantis, Bayer.
A união entre Instituto Caldeira e Cubo Itaú também prevê o crescimento das comunidades dos hubs, aumentando o número de instituições conectadas a partir de descontos concedidos aos residentes para integração na comunidade parceira.
Texto: Rebecca Silva