sexta-feira,22 novembro, 2024

Instituições de ensino realizam capacitação interna para prevenção a acidentes no âmbito escolar

Pensar na prevenção de acidentes no âmbito escolar e, acima de tudo, estar preparado para caso eles aconteçam, são fatores de conscientização que toda instituição de ensino deveria ter. Isso porque, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 10 a 25% dos incidentes com crianças ocorrem na escola ou no entorno.

Os números servem de alerta para a importância de evitar esses problemas por meio de um ambiente seguro, saudável e com profissionais aptos a realizar medidas de primeiros socorros. Pensando nisso, a International School of Cuiabá (ISC) e o Instituto da Língua Inglesa (ILI) reforçaram na última semana, a capacitação da equipe escolar com um treinamento de primeiros socorros.

“Foi uma manhã inteira de ensinamento para que todos aprendessem bem. Buscamos sempre estar preparados para atender os nossos alunos em diversas situações. Dessa forma, podemos garantir de forma mais tranquila aos pais que estamos preparados para quaisquer adversidades”, ressalta a diretora da ISC, Zenaide Brianez Rodrigues.

De acordo com um estudo realizado no estado do Paraná, a falta de capacitação profissional pode agravar os resultados e tornar o espaço escolar de alta periculosidade. “Nosso foco sempre foi proporcionar um lugar seguro, por isso, digo com propriedade que temos uma equipe preparada para atender às emergências, caso elas aconteçam”, reforça Zenaide.

As maiores causas de acidentes dentro do espaço escolar são quedas, fraturas, escoriações e cortes com vidros. Dados do Ministério da Saúde também mostram que no Brasil esses imprevistos acontecem com crianças em um percentual de 6 a 13%. “Nós da área da educação somos o primeiro contato em caso de qualquer acidente no âmbito escolar. Portanto, saber como agir nesses momentos é fundamental”, completa Zenaide.

Durante a capacitação, os profissionais da educação da ISC e ILI aprenderam como proceder em acidentes com crianças ou adultos, envolvendo choques, fraturas, ferimentos, queimaduras, convulsões, entre outros. Outros fatores, no entanto, também devem ser levados em conta. A participação dos pais para reforçar o ambiente seguro escolar é muito importante.

Isso porque, reforça Zenaide Brianez, é preciso que seja tomado cuidado com os materiais que são enviados para a escola, além de outros cuidados com roupas e calçados que são vestidos nas crianças para estudar. “É preciso evitar, por exemplo, que os pequenos levem para aula brinquedos com peças pequenas e que podem acarretar em acidentes”.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados