O Instagram começou a desenvolver um recurso de chatbot com inteligência artificial para interagir com usuários. A ideia é permitir que as pessoas conversem com a IA generativa para se divertir, tirar dúvidas ou pedir ajuda na criação de post.
A descoberta foi feita pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi e compartilhada em seu perfil no Twitter. Em um print de tela, é possível notar uma mensagem que explica melhor a funcionalidade.
Segundo o Instagram, esta ferramenta leva a IA para uma “experiência mais divertida e com mais engajamento”. Puxando para o lado prático da coisa, o recurso parece oferecer um assistente de escrita para legendas de posts ou mensagens diretas (DMs).
Até 30 personalidades de IA
Uma parte interessante é a capacidade de definir até 30 personalidades diferentes, o que pode gerar respostas bem peculiares para cada conversa. Não está claro como será feita essa configuração, mas seria interessante para criar personas.
Também ainda não se sabe qual o modelo de conversa usado pelo Instagram. Paluzzi disse que a interface é uma mistura de ChatGPT com uma conversa por DM. Como a Meta possui a LLaMA, dá para presumir ser uma versão adaptada da tecnologia.
Vale lembrar que chatbots de IA usam modelos de treinamento baseados na coleta de dados, portanto recomenda-se evitar a exposição de dados pessoais. Além disso, essas tecnologias ainda erram bastante e inventam coisas, o que reduz a capacidade de confiança nos resultados.
Quando chega o chatbot de IA do Instagram?
Tudo ainda não passa de uma mera tela de aviso, então é impossível saber como o recurso funcionará na prática. O Instagram não comenta recursos em desenvolvimento, por isso será necessário aguardar o resultado.
O Snapchat foi a primeira grande rede social a implementar essa ideia. O My AI é uma ferramenta aberta para todos que usa a tecnologia do ChatGPT para conversas realísticas.
Já o Insta, segue no desenvolvimento de recursos interessantes, como uma IA para criar figurinhas. A rede social também pode adicionar futuramente um feed exclusivo para “amigos próximos”.
Fonte: Canal Tech