O Instagram anunciou nesta segunda-feira (18) que agora será possível que os usuários dos Estados Unidos, que realizarem compras através do aplicativo, possam pagar pelos produtos via direct. Os compradores poderão até rastrear as encomendas e realizar perguntas sobre os produtos para os comerciantes, tudo através do mesmo chat.
Algumas empresas pequenas que têm conta no Instagram, já colocam perguntas sobre as mercadorias, fornecem pagamentos e suporte ao cliente através das DMs. Com este recurso a mais, a ideia é facilitar todo esse processo, já que o serviço de pagamento via mensagens só estará disponível para contas qualificadas e que possuam conta comercial vinculada a rede social.
Esta nova opção oferecida pelo aplicativo corta a etapa adicional de enviar a fatura através de outras plataformas. Com isso, a empresa está buscando oferecer um aplicativo onde os compradores encontram marcas, buscam produtos e completam todas as etapas do pedido sem precisar sair do app.
Ao longo destes últimos anos, o Instagram se transformou em um destino de compras para muitas pessoas ao redor do mundo, e diversas pequenas empresas se tornaram dependentes do aplicativo para ganhar visibilidade, força no marketing digital e fechar vendas. Para poder competir com o serviço de compras no TikTok, o Instagram adicionou formas de comércio digital em 2020, utilizando o modelo do Reels, seu produto em vídeo de forma curta.
Pensando na crescente evolução do comércio e em como as empresas dialogam com seus possíveis clientes, a Meta – dona do Instagram e outros – mostrou que está à procura de receita. Através de uma nota interna divulgada entre os funcionários da empresa em junho, Chris Cox, diretor de produtos, comprovou que o envio de mensagens comerciais é uma área chave para poder aumentar a receita da empresa e se mostrou preocupado sobre a chegada de “tempos sérios”.
Por: Alanis Meira Ferreira