Nesta segunda-feira (19/02), a Inovally, empresa especializada em inteligência de dados para a gestão pública, deu início de fato ao projeto de digitalização e sistema de gestão documental na Câmara Municipal de Barra do Garças (distante 520km de Cuiabá). O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) será realizado através da solução inovadora que recebeu o nome de InovaDOCS, que foi desenvolvido e pensado por uma equipe especializada levando em consideração principalmente a segurança da informação e a qualidade da gestão organizacional, que exige que os dados sejam acessíveis.
Entre os diversos pontos de destaque trazidos pela Inovally através da elaboração do GED, estão: redução de custo, economia de espaço, otimização do tempo, segurança de dados (a solução é adequada à LGPD), melhoria da produtividade e centralização e acessibilidade, já que os documentos ficarão disponíveis 100% web após realizado todo o trabalho.
“Nós estamos no processo de triagem dessa massa documental para não só digitalizar, mas realizar todo o processo de gestão documental. A gente organiza esses documentos conforme a legislação e depois digitaliza tudo isso, transformando o papel para o meio digital e trazendo celeridade na busca dessas informações. Dessa forma fazemos com a que a população tenha acesso a essas informações, pois a legislação de um município conta a história dele, então esse é o nosso objetivo, fazer a gestão, organização e digitalização desses arquivos”, explica Isabel dos Anjos, coordenadora técnica do InovaDOCS.
Além de adequar-se ao Decreto n° 10.279, de 18 de Março de 2020, que estabelece procedimentos e medidas para a digitalização de documentos e arquivos, seguindo as diretrizes das Leis n° 13.874/2019 e n° 12.682/2012, a Câmara Municipal, através do Presidente Zé Gota, busca resgatar a história de Barra do Garças documentada em atos legislativos, como leis e decretos e diversos outros impressos que, se não digitalizados, seriam perdidos com o passar do tempo.
“Até outubro a Câmara Municipal de Barra do Garças estará 100% digital. Além da economia que vai gerar aos cofres públicos de mais 130 mil reais anual, através do seu celular, você vai conseguir acessar inclusive a primeira lei que foi quando Barra do Garças deixou de ser distrito e passou a ser município. Estamos inovando todo o sistema Câmara Municipal. Temos aqui a Inovally, que vai realizar a parte documental presencialmente resgatando arquivos desde 1948”, relatou o Presidente da Câmara, Zé Gota.
Ramyze Uchoa, arquivista da Câmara destaca outro ponto importante: “A princípio estamos buscando promover o acesso, mas no segundo momento iremos investir na criação de um centro de documentação. No futuro teremos uma hemeroteca e uma biblioteca técnica, isso tudo para fazer com que as pessoas tenham uma unidade de informação, de pesquisa, de estudo e para preservar também a nossa história”.
Sobre a Inovally:
A Inovally foi fundada em 2017 para ser uma agente de inovação focada no setor público. Nos últimos 6 anos se empenhou na realização de projetos no Tribunal de Contas de Mato Grosso, Finep, Assembleia Legislativa e diversas prefeituras do estado. Atualmente é a empresa licitada que mais tem ajudado os municípios de mato-grossenses a realizar uma gestão segura de seus dados.
Dentre as diversas soluções ofertadas pela Inovally, podemos destacar o InovaDOCS e InovaLGPD, projetos já em andamento na Câmara de Barra do Garças. Ambas as soluções visam a proteção de dados do município e dos cidadãos.
“Para ser bem-sucedida dentro dos parâmetros estabelecidos para essa década, a gestão pública precisa ser eficiente, transparente e principalmente orientada a dados. Dessa forma, é possível criar valor para a população e procurar encontrar soluções para desafios como a gestão documental. Como Inovally, o nosso objetivo é tornar a gestão pública mais eficiente por meio da inovação, simplificando processos, otimizando a gestão de dados e fortalecendo decisões”, explicou Léo Stefan, CEO da Inovally.