A equipe 100% feminina, chamada de Charlie, venceu a Saga de Inovação realizada durante a Feira do Empreendedor, em Cuiabá, com o projeto PetSolar. A proposta das jovens envolveu melhorias nas placas fotovoltaicas com garrafas Pet, possibilitando o reaproveitando água da chuva, além da vedação sustentável entre a placas. A apresentação dos projetos foi realizada no domingo (08.10) para lideranças do Sistema Fiemt, entre eles, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e a superintendente da Fiemt e IEL, Fernanda Campos.

Diana, Débora e Daniele, ambas estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em de Várzea Grande, são jovens que participam da equipe de robótica da unidade escolar e utilizaram a criatividade e o empreendedorismo para criarem o protótipo nas dimensões reais.

“Eu confesso que nesse evento eu fiz o inimaginável, eu nem sabia que eu era capaz de sair assim entre as empresas, conversar com elas e poder solucionar um problema delas pra mim foi incrível isso aqui, o desafio mostrar que todo aluno é capaz e que nós podemos transformar nossa vida”, comenta Diana.

A primeira fase da saga envolveu a busca pelos desafios e a validação das demandas. Logo no primeiro dia, os alunos percorreram o evento e buscaram com as empresas participantes os desafios vivenciados por cada uma delas. Logo depois, fizeram a validação desses problemas com outras empresas. Após o levantamento de desafios, é a hora dos jovens sugerirem ideias para analisar a viabilidade técnica das soluções.

saga empreendedora
Alunos participantes da Saga de Inovação durante a Feira

“Com 16 participantes engajados nós pudemos ver a teoria e a prática do empreendedorismo caminharem juntas, resultando em aprendizado intenso e soluções inovadoras. Os estudantes tiveram a coragem de sair em busca dos problemas, de pensar em soluções, de prototipar, de inovar e se submeterem à avaliação de uma banca, é espetacular, porque é a confirmação daquilo que nós já fazemos todos os dias em sala de aula, mas fazer para um público que está visitando a feira e pode ter contato com um pouco da educação do Senai”, comenta o diretor regional, Carlos Braguini.

Realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), a maior feira de empreendedorismo do estado tem expectativa de receber mais de 100 mil pessoas ao longo dos quatro dias com palestras, oficinas, apresentações culturais de forma simultânea.

Indústria e Empreendedorismo

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) participou do evento com um estande de 72m² com apresentação de soluções capazes de potencializar a competitividade deste segmento no estado, além de demonstração de equipamentos de impressão 3D em filamento e resina, máquina de corte a laser, metaverso, projetos maker e indústria 4.0

O setor industrial de Mato Grosso é composto 98% por micro, pequenas e médias empresa, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), com isso, o Sistema Fiemt contribui para dar mais competitividade às pequenas empresas do estado.

Texto: Amanda Simeone