A demanda por energia no Brasil deve crescer 14% nos próximos cinco anos, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Este crescimento é impulsionado pela digitalização da economia, automação industrial, serviços de data centers e mudança da matriz energética na mobilidade.
Diante desse cenário, as empresas precisam adotar estratégias para otimizar o consumo de energia, reduzir custos operacionais e minimizar o impacto ambiental. Isso envolve não apenas a implementação de tecnologias mais eficientes, mas também a mudança de práticas e comportamentos relacionados ao uso de energia. A CPFL Soluções aposta em quatro tendências para o futuro da energia das empresas que já estão presentes no Brasil. Conheça cada uma delas aqui:
1. Descarbonização
A descarbonização é uma tendência global que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principalmente o CO2. No Brasil, essa tendência se manifesta através da expansão de fontes de energia limpa e da adoção de tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
O país tem um enorme potencial para fontes de energia sustentáveis, incluindo solar, eólica, biomassa e hidroelétrica. A energia solar fotovoltaica tem apresentado um crescimento exponencial, com uma meta de capacidade instalada de 30 GW em 2030, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Metas de redução de emissões
As empresas estão estabelecendo metas de redução de emissões, alinhadas com o Acordo de Paris e com a crescente preocupação dos consumidores com relação ao meio ambiente.
Nesse sentido, estabeleceram compromissos com – práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa, como ESG (Environmental, Social, and Governance) e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).
Para compensar a emissão de CO2 decorrente de suas atividades associadas ao consumo de eletricidade, as empresas podem usar instrumentos como Crédito de Carbono, e o I-REC -, certificado que comprova que a empresa consome energia de fonte renovável. A CPFL tem essas soluções em seu catálogo de serviços.
2. Eficiência energética
A eficiência energética visa maximizar o uso da energia, reduzindo desperdícios e otimizando processos. No Brasil, programas como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) têm impulsionado essa prática.
As empresas estão investindo em equipamentos de alto rendimento, sistemas de iluminação LED, e em tecnologias de gestão energética inteligente. A implementação de sistemas de automação e Internet das Coisas (IoT) permite um controle mais preciso do consumo de energia.
3. Novas formas de consumo de energia
O mercado livre de energia é uma tendência em crescimento no Brasil, permitindo que empresas ligadas em alta tensão escolham de quem comprar energia. Esse modelo oferece maior flexibilidade e potencial de economia para as empresas.
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Mercado Livre de Energia já representa 37% do consumo de energia no país. As vantagens incluem a possibilidade de negociar preços e condições contratuais, além de escolher o tipo de fonte energética.
Muitas empresas estão optando por contratar energia de fontes renováveis no mercado livre, alinhando seus objetivos de sustentabilidade com a busca por eficiência econômica. Lucas Zajd, Diretor de Regulação e Inteligência de Mercado da CPFL Soluções, comenta que “ter até 30% de desconto na fatura é uma realidade para quem entra no mercado livre de energia, mas mais que isso, é importante ter ao lado uma empresa que te apoia em todo o processo de migração, ajuda na gestão do seu negócio e está com você como parceiro”. Ele acredita que o diferencial da CPFL Soluções é o foco no cliente e na inovação do mercado, para as empresas migrarem com segurança e apoio.
4. Transformação digital
A digitalização é um dos principais catalisadores da transformação do setor elétrico brasileiro. Ela oferece aos consumidores e às empresas uma experiência mais ágil, personalizada e econômica, diante de inovações na contratação e gestão do consumo da energia elétrica.
As plataformas online permitem que os consumidores comparem diferentes ofertas para comprar energia elétrica com a melhor alternativa para suas necessidades, de forma rápida, simples e sem burocracia.
Além disso, as soluções digitais oferecem produtos e serviços relacionados à energia, como créditos de carbono e certificados de energia renovável. “Essa transformação digital é o que impulsiona o mercado de energia a evoluir. Agora as empresas podem migrar para ele, adquirir I-RECs e Crédito de Carbono pela loja on-line da CPFL Soluções, por exemplo. Também temos um portal para que ele acompanhe as contratações de forma simplificada e ágil, já que o foco no cliente e na inovação sempre está presente nas nossas decisões”, comenta Lucas Zajd.
Como aplicar as soluções de energia do futuro na empresa?
Para as empresas interessadas em explorar essas soluções, o primeiro passo é procurar uma consultoria especializada. A CPFL Soluções existe há mais de 20 anos e faz parte de um grupo com mais de 110 anos no mercado de energia.
A companhia oferece um portfólio de serviços completo para melhorar a gestão energética das organizações, como compra de energia elétrica, ferramentas para operação e manutenção das atividades, e até produtos para descarbonização.
A CPFL Soluções oferece uma análise detalhada do perfil de consumo energético da sua empresa, com levantamento do histórico de consumo, identificação de padrões de uso de energia e a avaliação da infraestrutura elétrica existente.
Com base na avaliação, é desenvolvido um plano sob medida que pode incluir estratégias de transição para fontes de energia mais limpas, aquisição de energia renovável no mercado livre e implementação de sistemas de gestão de energia, além do monitoramento contínuo e suporte especializado.
Fonte: TecMundo