sábado,23 novembro, 2024

Inovação educacional é tema de formação de professores

No dia 18 de julho acontece a 1ª Jornada de Formação de Professores em Inovação Educacional. O evento marca o início oficial de um programa de formação que vai capacitar professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú para o novo currículo de tecnologia e inovação que será implantado no Município. A programação, que contará com palestras sobre educação e inovação, será realizada no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC).

O evento é organizado pelo Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Univali em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. O coordenador da iniciativa, professor André Luis Alice Raabe, explica que o plano de formação de professores será apresentado aos participantes durante a Jornada.

“Esse currículo já vem sendo discutido e planejado de forma conjunta por um grupo de trabalho, que reúne professores e pesquisadores da Univali e da Secretaria de Educação. Com a sua implantação, Balneário Camboriú se tornará um dos primeiros municípios do Brasil a se adaptar à norma recente, que prevê a inclusão de conteúdos de computação no currículo escolar de todas as escolas públicas e privadas do país”, afirma.

Raabe, que também coordena o Mestrado em Computação Aplicada da Univali, é um dos especialistas proponentes da Norma de Computação para a Base Curricular Comum, homologada pelo Ministério da Educação em outubro de 2022. A medida complementa a Base Nacional Comum Curricular – BNCC no que tange a inclusão da computação na educação básica.

O docente ressalta a parceria entre a Universidade e a pasta da educação de Balneário Camboriú com o projeto RObôs Programáveis Educacionais – RoPE, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação – Lite da Univali e, há alguns anos, utilizado em escolas públicas de educação infantil de Balneário Camboriú. “Agora nós temos a oportunidade de estender a parceria contribuindo com este currículo e com a formação dos professores que vão executá-lo em sala de aula”, acrescenta o professor.

Palestras

A programação do evento terá a participação das autoras do livro “O Erro é Meu Amigo”, professoras Lúcia Maria Martins Giraffa e Margarete Fialho dos Santos. A obra é dedicada aos professores da educação infantil e evidencia os erros como sendo parte do processo de ensino e aprendizagem.

A Jornada tem início às 14h e ocorre integralmente no auditório da Univali campus Balneário Camboriú, localizado no bloco B7. Na ocasião o público participará das palestras “Pensamento computacional chega à escola: E eu com isso?”, ministrada por Lucia Giraffa (PUC/RS) “O Pensamento computacional nos anos iniciais da educação básica”, conduzida por Margarete Fialho dos Santos (Colégio Farroupilha/Porto Alegre).

Inscrições abertas

As inscrições para participar da 1ª Jornada de Formação de Professores em Inovação Educacional já estão abertas e podem ser realizadas no site univali.br/eventos, onde também é possível conferir a programação completa. A inscrição antecipada não é obrigatória, mas permite ao participante obter o certificado de participação no evento.

Texto: Blog do Prisco

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados