Duas desenvolvedoras de tecnologia gaúchas, a FlokiSys e a Pix Force, apostam na inovação como chave para o avanço da indústria. Os serviços propostos pelas startups contribuem para a diminuição de custos e a otimização do tempo em fábricas, melhorando a segurança dos trabalhadores, a qualidade e a quantidade da produção e a eficiência geral dos processos.
As duas empresas foram selecionadas por edital de chamada pública da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), por meio do programa Startup Lab, para participarem da Gramado Summit como expositoras, recebendo aporte financeiro da pasta. O evento aconteceu de 12 a 14 de abril no Serra Park, em Gramado.
FlokiSys: softwares para monitoramento de máquinas industriais otimizam eficiência da produção
Fundada em 2019, a FlokiSys desenvolve softwares para o monitoramento em tempo real de máquinas industriais. Com vasto conhecimento sobre automação industrial, programação, engenharia elétrica, machine learning e inteligência artificial, as soluções da startup são capazes de identificar problemas na produção do maquinário e informar as pessoas de interesse de forma rápida e eficiente. Assim, a produção fica menos tempo parada e as soluções são mais assertivas, otimizando a eficiência geral do maquinário.
Além disso, a empresa também oferece um relógio inteligente para o cliente, através do qual são recebidos os avisos sobre a situação da produção e das máquinas. Assim, o usuário não depende de um computador ou aparelho celular para ter acesso aos avisos e notificações, tornando o processo mais ágil e simples. Ao final, a FlokiSys proporciona não só impacto positivo na produtividade industrial, mas também lucro para o negócio.
A iniciativa expôs pela primeira vez na Gramado Summit em 2022, com auxílio do Sebrae. Em 2023, foi agraciada por aporte da Sict, por meio do Edital Startup Lab 2023/01. “Participamos do evento em busca de parcerias”, explicou o sócio e desenvolvedor Lucas Weber. Em maio, eles serão incubados no Feevale Techpark. Atualmente, a startup atende 10 clientes, dentre eles a Stihl e a ACGO.
Pix Force: soluções em visão computacional otimizam processamento de dados a partir de imagens
Com sete sanos de história, a Pix Force atua com soluções na área de visão computacional. A startup desenvolve soluções de extração de dados e informações a partir de imagens, agilizando, simplificando e aperfeiçoando processos. As soluções podem ser aplicadas na contagem de produtos, na leitura de documentos e processamento de dados, na interpretação de fotos e extração de informações contidas nas imagens, entre outras funcionalidades.
Na Gramado Summit, a Pix Force teve objetivo de dar visibilidade à marca, a fim de consolidá-la. “Queremos mostrar, para o público jovem, que visão computacional ainda é uma novidade para muitos”, contou Sthenio Montag Luz, executivo de negócios da empresa.
Atualmente, a startup está envolvida em 300 projetos nacionais e internacionais e atende empresas como Petrobrás, Volvo e Shell. Trabalhando com P&D, oferece também serviços individualizados, como o desenvolvimento de produtos específicos para cada empresa cliente. Com um corpo de 110 funcionários tecnicamente qualificados em diversas áreas, a estimativa é de que este número supere os 200 até o fim de 2023.
POR ADRIANA FIGUEIREDO ASCOM/SICT