O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o J.Ex,, deu início, nesta quarta-feira, 12 de abril, ao Encontro de Inovação. O evento, transmitido pela TVMP, busca promover a troca de conhecimento e impulsionar a aplicação de inovação e tecnologia na instituição. A programação inclui palestras com renomados especialistas, como Bill Finnerty e Jaime Gama, da Gartner Research, Ademir Piccoli, idealizador do J.Ex., e Mary Anne Franks, especialista reconhecida internacionalmente na interseção de direitos civis, liberdade de expressão e tecnologia.
A abertura do encontro contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; do coordenador da Superintendência de TI do MPMG, Eduardo Machado; da coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional, Vanessa Fusco; do superintendente de STI, Daniel Carnevalli, além de Ademir Piccoli e Jaime Gama.
Jarbas Soares ressaltou a importância da discussão acerca de inovação e tecnologia, o que, segundo ele, vem para acelerar procedimentos, simplificá-los, tornar as instituições mais acessíveis e diminuir custos. “O Ministério Público vem há anos navegando nessas águas. É preciso que a instituição se atualize constantemente, troque informações e sistemas e que trabalhe conjuntamente com outros órgãos. É importante investirmos e nos qualificarmos e tentar sempre andar um passo à frente, o que não é fácil”, afirmou.
O procurador de Justiça Eduardo Machado apresentou iniciativas da STI que vêm sendo implementadas no MPMG, caso da Promotoria Online, e outras que estão porvir. A Promotoria Online é uma iniciativa que busca aproximar o cidadão da instituição. Nesse sistema, será possível acompanhar em tempo real procedimentos extrajudiciais em andamento na instituição, além de requerer vista e peticionar. “O objetivo é disponibilizar o MPMG integralmente em plataformas digitais e promover o pleno acesso à Justiça “. A ferramenta permitirá, por exemplo, apoio ao Escritório de Proteção às Vítimas.
Ele também falou sobre a implantação de um ambiente de inovação no MPMG, por meio de um protótipo de engenharia de projetos em TI; a adoção do MPe como plataforma central dos processos judiciais e procedimentos extrajudiciais; a criação de aplicativos móveis institucionais; a implementação do inquérito policial eletrônico, entre outras iniciativas. “Precisamos entender que futuro é oportunidade”, lembrou.
A programação desta quarta-feira incluiu a palestra “Inovação e Cultura de Governo Digital no Ecossistema da Justiça”, ministrada por Bill Finnerty, analista da Gartner Research; “Os 6Ds da Exponencialidade aplicado à Justiça”, com Ademir Piccoli; além de “Como desenvolver uma Cultura de Inovação”, de Jaime Gama, diretor executivo da Gartner Research.
Programação
A programação do Encontro de Inovação prossegue nessa quinta-feira, 13, com transmissão ao vivo pela TVMP.
14h15 – Palestra: Do Design ao Produto – Um passeio pelas metodologias criativas e de agilidade.
David Montalvão Junior – Head da plataforma JExPlay e dos produtos de educação do JEx. Mestre em Inovação e Doutorando pela UFRN.
14h45 – Apresentação da Revista Eletrônica da STI – I Edição
Eduardo Henrique Soares Machado – Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Coordenador da Superintendência de Tecnologia da Informação
15:00 – Palestra: Direito e Tecnologia (em inglês)
Mary Anne Franks – É uma especialista reconhecida internacionalmente na interseção de direitos civis, liberdade de expressão e tecnologia. Ela é professora de Direito e Distinguished Scholar Chair de Michael R. Klein na Universidade de Miami, bem como presidente e diretora legislativa e de política técnica da Cyber ??Civil Rights Initiative, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao combate ao abuso e à discriminação online. Suas áreas de especialização incluem direito da Primeira Emenda, direito e tecnologia, direito e processo criminal e direito de família. Ela é a autora do livro premiado, The Cult of the Constitution: Our Deadly Devotion to Guns and Free Speech (2019), membro afiliado do Yale Law School Information Society Project e membro do American Law Institute. Franks possui um J.D. da Harvard Law School, bem como um doutorado e um mestrado da Universidade de Oxford, onde estudou como Rhodes Scholar. Ela é membro da District of Columbia bar.
16:10 – Intervalo
16h25 – Painel de Cases: O Ecossistema Mineiro
Rafael Henrique Martins – Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Coordenador de Planejamento Institucional do MPMG (Copli).
Nikolas Stefany Macedo Katopodis – Subdefensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG).
Vânila Cardoso André de Moraes – Juíza Federal auxiliar da Presidência do TRF6. Coordenadora do Iluminas e do Centro Local de Inteligência da Justiça Federal.
Fonte: MPMG