Já está virando tradição em Curitiba: no mês de março, a capital paranaense torna-se o centro internacional das discussões sobre cidades inteligentes (smart cities) e, em 2024, não será diferente. De 20 e 22 de março do ano que vem, a cidade sedia a quinta edição o Smart City Expo Curitiba, que foi sucesso de público este ano, e abre a venda relâmpago de ingressos.
O Smart City Expo Curitiba 2024 será realizado mais uma vez no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e vai abrir a venda prévia de ingressos nos dias 7 e 8 de agosto.
Em 2023, o evento curitibano tornou-se o segundo maior evento de cidades inteligentes do mundo em público, com 15 mil participantes, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha).
“Só colaborando e trabalhando em conjunto é possível construir cidades inteligentes. Nós, com nosso Vale do Pinhão, ainda temos muito que compartilhar sobre as inovações de Curitiba e já começamos a preparação para o Smart City Expo Curitiba de 2024”, disse o prefeito Rafael Greca.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
Venda relâmpago
A venda relâmpago dos primeiros ingressos oferece desconto nos dias 7 e 8 de agosto. Entre as novidades, está o ingresso business, que oferece vantagens como a participação em um lounge exclusivo nos três dias do evento. Acompanhe as redes sociais do evento para acessar o link da compra de ingressos.
Retrospecto
Com público recorde de 15 mil pessoas, a quarta edição do Smart City Expo Curitiba, em março de 2023, reuniu representantes de 450 prefeituras, 26 estados mais o Distrito Federal, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos, serviços e soluções.
Durante o evento deste ano, projetos de grande porte que estão transformando Curitiba foram apresentados. Na cerimônia de abertura, o prefeito Rafael Greca destacou a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina de energia solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário, como exemplo de que é possível uma cidade investir em energias renováveis.
Os participantes do evento também conheceram o projeto do Bairro Novo do Caximba, em uma experiência no metaverso. Com o uso da realidade virtual, as pessoas foram levadas a um voo virtual de balão para conhecer como será o novo bairro que está recebendo uma transformação socioambiental completa.
Além do recorde de público, Curitiba teve no Smart City Expo Curitiba 2023 também foi palco do lançamento de mais benfeitorias aos curitibanos.
Entre as novidades, na área de mobilidade, o prefeito Greca lançou a parceria que vai cololcou os primeiros táxis elétricos na frota da cidade; participou do lançamento Parque Tecnológico da Indústria do Senai-PR, em parceria com a Prefeitura, voltado ao desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade sustentável; anunciou a ampliação da malha cicloviária no Rebouças, com 3,2 km na região do Vale do Pinhão.
Segundo o iCities, o potencial de novos negócios gerados nos três dias foi de R$150 milhões, quase o quádruplo da edição de 2022 (R$40 milhões).
Novidades
A edição de 2024 pretende ampliar a presença dos participantes na Smart Week, que oferece a gestores públicos e privados uma programação de visitas a empresas e entidades de Curitiba
“Também teremos um espaço ainda maior e mais atraente”, antecipa Caio Castro, sócio diretor e diretor comercial do iCities.
O Smart City Expo Curitiba
É a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.