Em breve passagem pelo Brasil, a influenciadora digital Thaylise Ferreira, concedeu entrevista para o 360 NEWS, diretamente do Rio de Janeiro, onde cumpre agenda de trabalho.
Precursora de um dos primeiros blogs de moda no Brasil, desde 2013, Thaylise Ferreira continua lançando tendências em diversos países e direcionando novas tendências nas redes sociais, com mais de 312 mil seguidores, não só no mercado fashion, mas como comunicadora. Ela é CEO e editora do Blog Viva Moda, uma página completa de conteúdo, soluções, inspirações e ideias sobre o mundo da moda e beleza.
Como você vê a inovação na moda?
Residindo na Europa, “Thay” tem acompanhado a evolução da moda e da tecnologia no cenário atual e percebe que, apesar de se falar muito em sustentabilidade, as pessoas estão consumindo cada vez mais o “fast Fashion”, um padrão de produção e consumo no qual as peças são fabricadas e descartados.
Marcas como a espanhola Zara tiveram um crescimento nas vendas no primeiro semestre de 2021 de mais de 49%, se comparado ao mesmo período de 2020, apesar de uma redução de 15% no horário do comércio, limitações e restrições devido à covid-19.
Outro movimento muito forte atualmente é a personalização. Homens e mulheres têm apostado em roupas e acessórios que expressam uma ideia de “ser único”, uma identidade própria. Seja através de estampas exclusivas ou até mesmo iniciais do nome gravadas em maquiagens e acessórios.
Antes a moda era vista como um padrão a ser seguido cheio de regras e atualmente os consumidores têm buscado mais autenticidade. Pessoas estão se expressando com mais liberdade e “tudo bem se você errar”, diz a influenciadora.
Novas tecnologias na área de impressão permitem aos usuários criarem estampas próprias, aplicá-las em roupas e acessórios e mandar confeccionar, tudo on-line. Estampas personalizadas pelo consumidor são uma tendência que une moda e identidade.
Marcas icônicas como Dior, Louis Vuitton e Ralph Laurent investem cada vez mais em tecnologia e inovação que promete se tornar uma grande tendência no mundo fashion, especialmente na maneira como interagem com seus consumidores, por meio de programas de animação e efeitos visuais, a “roupa digital” é confeccionada e comercializada digitalmente para se encaixar nas fotos do usuário. O figurino adquirido não é enviado fisicamente, mas no formato NFT, único.
Esse aquecimento no mercado da moda também está ocorrendo no Brasil. Segundo a influenciadora, ela nunca trabalhou tanto para as grifes nacionais como neste período de pandemia. As marcas têm investido cada vez mais na mídia digital. Surfando nessa onda, a influenciadora tem se dedicado ao lançamento de sua grife que será comercializada nacional e internacionalmente.
por Ariel França e Ricardo Blanco