De acordo com o diretor global de marketing e vendas, Otávio Fregonesi, a iniciativa envolve “um plano de trabalho para 5 anos, que vem sendo executado no sentido da construção de um time de alta performance para melhor atendimento dos clientes, assim como um robusto time corporativo que seja capaz de dar conexão e agilidade a todos os setores da companhia, que atualmente está presente em mais de 70 países em cinco continentes.”
Entre as mudanças apresentadas estão a criação de cargos nos times de vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e assuntos regulatórios. “Nos últimos dois anos, foram preenchidas 12 novas posições, entre promoções e contratações, no time formado por 16 gestores globalmente”, relata Fregonesi.
Entre as modificações mais importantes estão a chegada de Fernando Braga à gerência global de Marketing, ficando responsável por todo o time corporativo de marketing estratégico e comunicação. Tamires Souza assume a função de analista de assuntos regulatórios, que passa a conta também com uma consultoria externa, visando a revisão dos processos e a estruturação do departamento.
Também chegou ao time Paulo Freitas, que comandará a nova unidade de negócios no México, e Rajib Dutta, responsável pela nova unidade de negócios Índia/Bangladesh. Freitas e Dutta têm o desafio de reforçar a marca e garantir a penetração em mercados ainda pouco explorados pela ICC. Isso inclui a reavaliação dos canais de vendas locais e a revisão da estratégia de vendas e de marketing.
O diretor Otávio Fregonesi esclarece que a nova proposta da ICC é focada em atendimento especializado e próximo ao cliente. “Nosso time cada vez mais passa de ‘especialista em produtos’ para ‘especialista em clientes’. É isso que queremos.” Ele ressalta que a estratégia para alcançar os objetivos foi traçada para ser concluída em 2025 e dividida em três fases de trabalho. “A primeira onda foi de diagnósticos e durou dois anos. Atualmente, estamos na segunda fase, focados em avaliar, desenvolver e reforçar as equipes e os nossos canais de venda, visando garantir a melhor intimidade com nossos clientes e suas estratégias de crescimento.”
Fonte: Texto Comunicação