A Meta lançou dois novos recursos baseados na inteligência artificial (IA) e que são um avanço do modelo principal Emu
A Meta lançou duas novas funcionalidades baseadas na inteligência artificial para ajudar nas edições de vídeos publicados no Instagram e no Facebook. As novas ferramentas são um avanço do modelo principal Emu, que gera imagens em resposta a solicitações de texto.
Emu Video e Emu Edit
Um dos novos recursos anunciados se chama Emu Video e gera vídeos de quatro segundos com uma legenda, foto ou imagem, acompanhada de uma descrição. A Meta explica que primeiro as imagens são geradas com base nas instruções de texto. Em seguida, a funcionalidade gera um vídeo baseado tanto na imagem gerada anteriormente quanto no prompt de texto.
A ferramenta usa dois modelos de difusão para gerar vídeos 512×512 de quatro segundos de duração a 16 quadros por segundo.
O outro recurso é conhecido como Emu Edit e permite aos usuários alterar ou editar vídeos de forma mais fácil a partir de instruções em texto. A ferramenta promete agilizar as tarefas de manipulação de imagens e introduzir a edição precisa de imagens.
A Meta afirma que a funcionalidade será capaz de “alterar imagens com precisão com base em entradas de texto”. Através do Emu Edit, os usuários podem realizar uma variedade de tarefas, como edição local e global, remoção e adição de plano de fundo, transformações de cor e geometria, detecção e segmentação e muito mais.
Para treinar o modelo de IA, a empresa usou 10 milhões de amostras sintetizadas, incluindo uma imagem de entrada, um prompt e o resultado de saída. Segundo a Meta, “o Emu Edit demonstra desempenho superior em relação aos métodos atuais, produzindo novos resultados de última geração em avaliações qualitativas e quantitativas para uma variedade de tarefas de edição de imagens”.
Embora certamente não substituam artistas e animadores profissionais, Emu Video, Emu Edit e novas tecnologias como essas poderiam ajudar as pessoas a se expressarem de novas maneiras – desde um diretor de arte idealizando um novo conceito ou um criador animando seu mais recente vídeo até um melhor amigo compartilhando uma saudação de aniversário única.Meta, em comunicado
Meta tem investido pesado na IA
- As novidades foram oficialmente lançadas pela Meta nesta quinta-feira (16).
- Nos últimos doze meses, empresas e negócios têm recorrido ao mercado da IA generativa em busca de novos recursos e aprimoramento de processos desde o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, no final do ano passado.
- A Meta não fica de fora e tem avançado rapidamente na área, buscando competir com outros gigantes como Microsoft, Google e Amazon.
- As informações são da Reuters.
Texto: Alessandro Di Lorenzo