Pesquisadores treinaram uma inteligência artificial capaz de reconhecer obras autênticas do pintor renascentista

Especialistas das universidades de Nottingham, Bradford e Stanford utilizaram inteligência artificial (IA) para analisar um quadro popular do pintor renascentista Rafael.

A pintura analisada foi a “Madonna della rosa” (“Madonna da Rosa”, em português) exposta no Museo del Prado Madrid, na Espanha. A análise da IA reforça as teorias de que parte da pintura pode não ter sido produzida pelo renascentista, mas sim por seu aprendiz Giulio Romano.

O professor explica que, ao apresentar uma imagem ao sistema, ele fornecerá uma “classificação binária” informando se é uma obra autêntica do pintor ou não.

Usando uma análise profunda de recursos, usamos imagens de pinturas autenticadas de Rafael para treinar o computador a reconhecer seu estilo em um grau muito detalhado, desde as pinceladas, a paleta de cores, o sombreamento e todos os aspectos da obra. O computador vê muito mais profundamente do que o olho humano, ao nível microscópico.Hassan Ugail, diretor do Centro de Computação Visual e Sistemas Inteligentes da Universidade de Badfort.

Ugail observa que ao testar a IA na Madonna da Rosa, os resultados não foram conclusivos, por isso, a equipe analisou partes individuais da obra.

Quando testamos o della Rosa como um todo, os resultados não foram conclusivos. Então, testamos as partes individuais e enquanto o resto da imagem foi confirmado como Raphael, o rosto de Joseph apareceu como provavelmente não de Raphael.Hassan Ugail.

IA reforça teorias que parte da pintura não é de Rafael

O coautor do estudo e professor emérito de espectroscopia molecular na Universidade de Bradford, Howell Edwards, explica que a obra é objeto de debate e investigação desde meados 1800, com especialistas que acreditam que algumas partes da pintura foram feitas por pessoas próximas de Rafael.

A atribuição à oficina de Rafael foi gradualmente aceite mais tarde e atribuída particularmente ao seu aluno Giulio Romano e possivelmente também a Gianfrancesco Penni. Na Espanha a atribuição original nunca foi questionada.

Alguns conhecedores consideram a qualidade da composição e da pintura da Madona, do Menino e de São João muito superior à de São José, que eles consideram ter sido acrescentado na oficina como uma reflexão tardia.

A análise do nosso trabalho pelo programa de IA demonstrou conclusivamente que, enquanto as três figuras de Nossa Senhora, Menino Jesus e São João Batista são inequivocamente pintadas por Rafael, a de São José não é e foi pintada por outra pessoa — possivelmente por Romano, como acreditado por zur Capellen e outros.Howell Edwards, professor de espectroscopia molecular na Universidade de Bradford.

Outros usos da tecnologia na arte

A equipe responsável pelo estudo já utilizou a tecnologia para realizar o reconhecimento facial numa pintura misteriosa conhecida como “Brécy Tondo”.

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Pintura Brécy Tondo (Imagem: Bradford Museum)

Não se sabe ao certo quem é o autor da pintura, mas é possível verificar semelhanças com a “Madona Sistina” (“Madonna di San Sisto”, em italiano) da igreja de São Sisto em Placência, comuna da Itália.

Após a análise, o computador determinou que a obra misteriosa era um trabalho de Rafael, levando em consideração as análises de pigmentos do professor Howell Edwards, da Universidade de Bradford.

Texto: William Schendes