Grandes marcas de beleza e skincare atraem milhões de pessoas nas redes sociais. Muitas delas contam com o apoio de celebridades da cultura pop e são elogiadas por sua inclusão e abordagem realista em conteúdos sobre produtos de maquiagem e cuidados com a pele. Mas, também há muito espaço para as marcas jovens, principalmente aquelas sustentáveis e naturais, veganas e com selo “Cruelty Free”, ou que apostam em embalagens criativas e repletas de cores exclusivas e colecionáveis.

Dados do Panorama do Setor de HPPC 2023 apontam que, no Brasil, atuam mais de três mil empresas no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil. Opções não faltam, especialmente aos nascidos entre 1945 e 1964, mais conhecidos como boomers. Ou até mesmo a chamada geração x, nascidos entre 1965 e 1984. Mas e as gerações mais novas, como os millennials (nascidos entre 1984 e 1994) e a geração Z (a partir de 1994)?

As novas gerações estão cada vez mais exigentes. Dados da Insider Intelligence apontam que apenas 48% da geração Z foca em preço, mas focam em elementos como sustentabilidade, transparência, valores e princípios. Já nas anteriores, 61% se preocupam com o quanto vão pagar.

Os jovens querem se identificar com as marcas, sejam elas antigas ou novas no mercado. Isso dita o sucesso delas. Os consumidores querem informações mais confiáveis de fontes que transmitam credibilidade. Descobrimos, por exemplo, que a apresentação de cientistas e mensagens focadas na formulação científica dos produtos ajuda a aumentar a visualização do conteúdo. Os consumidores querem ver evidências e ter certeza de que um determinado produto cumpre com o que promete.

Outro grande ponto é que os consumidores estão focados também em produtos sustentáveis, livres de crueldade animal e veganos. Nas redes sociais a proporção é ainda maior, pois concentra um número significativo de compradores mais jovens. A geração Z, por exemplo, vê a sustentabilidade como um fator importante no momento de escolher uma marca de beleza.

Influenciadores digitais também têm forte atuação neste cenário. São eles que ajudam a chamar atenção do futuro cliente, que, muitas vezes, está apenas navegando pelas redes sociais. Esse potencial consumidor se baseia em criadores de conteúdos nos quais já acompanha há algum tempo e confia – buscam informações confiáveis de fontes confiáveis. Além da conexão, algo que gere identificação.

A conexão com públicos de interesse com o criativo certo, significa saber o que eles buscam e se identificam, quais designs chamam mais atenção e como aplicar esses elementos em diferentes contextos e redes, como por exemplo no TikTok, Facebook ou Instagram. As marcas de beleza e skincare precisam ser ágeis, fazer testes contínuos e acompanhar as tendências para aumentar suas chances de alcançar o sucesso a longo prazo, seja qual for a geração que pretende atrair. Assim desvendamos a nova era da beleza.

* A Vidmob é a plataforma global líder em desempenho criativo com base em IA e tem entre seus clientes marcas como Diageo, Johnson&Johnson, Meta, Burger King e Ambev.

Por Paulo Cardoso de Almeida – Content Manager Latam da Vidmob