Uma Inteligência Artificial capaz de desenvolver planos de negócios, bibliotecas que emprestam muito mais do que livros e o estilo Barbie visto 590 milhões de vezes no TikTok. Estas são as principais tendências no mundo da experiência de marca registradas na edição de maio do Intelligence Report, relatório mensal elaborado pela agência líder mundial em live marketing/brand experience George P. Johnson, com 29 escritórios e mais de 100 clientes espalhados em 15 países.
Segundo especialistas da GPJ, o papel da biblioteca vem sendo ressignificado através de abordagens não convencionais, visando o envolvimento com novos públicos. Exemplo disso são os happy hours na tradicional sala de leitura da Biblioteca do Congresso. A Library of Things de Londres também abre suas portas para emprestar, além de livros, itens do dia a dia. Esta atualização de instituições conservadoras tem a ver com novas necessidades de serviços sociais do mundo pós pandemia.
A inteligência artificial, por sua vez, segue como tema quente. Ferramentas autônomas que criam planos de negócios, com pouca intervenção humana, estão invadindo o mercado. God Mode e Do Anything Machine são algumas destas tecnologias que têm feito barulho, embora seus resultados ainda necessitem de comprovação.
Já o novo filme da Barbie, embora só previsto para estrear em julho, causou agitação na web. O trailer da produção gerou um aumento de 115% de buscas por itens como “mules felpudas”. A estética da Barbie no TikTok também foi sucesso, alcançando 590 milhões de visualizações. Para a GPJ, os profissionais de marketing foram capazes de explorar um sentimento coletivo de nostalgia que abrange várias gerações e construíram uma “pista de pré-lançamento” para o filme, mobilizando este sentimento através de uma abordagem omnichannel.