Portugal pretende testar um novo sistema baseado na IA do ChatGPT para atender emergência em horários de pico no país. Durante uma conferência para jornalistas, o secretário-geral adjunto da Administração Interna, António Pombeiro, disse que a cidade de Porto será a primeira a experimentar a tecnologia.
Tem IA na linha
O secretário explicou que atendimentos emergenciais registrados em Portugal levam de cinco a seis minutos para serem concluídos, e que, muita vezes, diversas pessoas entram em contato para relatar a mesma situação — fazendo com que o trabalho dos atendentes demore mais que o desejado. “Em certas situações, temos períodos de espera devido à grande quantidade de chamadas. Isso acontece quando há incidentes que envolvem muita gente e que todos têm a iniciativa de ligar para o 112”, complementou.
Na União Europeia, o 112 é o responsável por unificar todos os serviços de emergência, incluindo polícia, bombeiros e atendimento médico. Já no Brasil. cada serviço conta com um número próprio.
Para tornar o processo mais agilizado, Pombeiro disse que a inteligência artificial será usada para fazer pré-atendimento e avaliar o problema de antemão antes de encaminhar a chamada para um atendente humano. Caso o projeto se saia bem nos testes, o secretário revelou que o sistema pode ser implementado definitivamente até 2025.
Essa não é a primeira vez que um país europeu decidiu usar inteligência artificial para aperfeiçiar um serviço público. Vale lembrar que em 2018. o Reino Unido anunciou que iria usar IA para evitar crimes. A mesma estratégia também foi adotada pela Itália naquele ano.
Fonte: Canal Tech