sexta-feira,22 novembro, 2024

IA estilo ChatGPT vai atender chamadas de emergência em Portugal

Portugal pretende testar um novo sistema baseado na IA do ChatGPT para atender emergência em horários de pico no país. Durante uma conferência para jornalistas, o secretário-geral adjunto da Administração Interna, António Pombeiro, disse que a cidade de Porto será a primeira a experimentar a tecnologia.

Tem IA na linha
O secretário explicou que atendimentos emergenciais registrados em Portugal levam de cinco a seis minutos para serem concluídos, e que, muita vezes, diversas pessoas entram em contato para relatar a mesma situação — fazendo com que o trabalho dos atendentes demore mais que o desejado. “Em certas situações, temos períodos de espera devido à grande quantidade de chamadas. Isso acontece quando há incidentes que envolvem muita gente e que todos têm a iniciativa de ligar para o 112”, complementou.

Na União Europeia, o 112 é o responsável por unificar todos os serviços de emergência, incluindo polícia, bombeiros e atendimento médico. Já no Brasil. cada serviço conta com um número próprio.

Para tornar o processo mais agilizado, Pombeiro disse que a inteligência artificial será usada para fazer pré-atendimento e avaliar o problema de antemão antes de encaminhar a chamada para um atendente humano. Caso o projeto se saia bem nos testes, o secretário revelou que o sistema pode ser implementado definitivamente até 2025.

Essa não é a primeira vez que um país europeu decidiu usar inteligência artificial para aperfeiçiar um serviço público. Vale lembrar que em 2018. o Reino Unido anunciou que iria usar IA para evitar crimes. A mesma estratégia também foi adotada pela Itália naquele ano.

Fonte: Canal Tech

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados