sexta-feira,22 novembro, 2024

IA e SEO: como a tecnologia pode se tornar a maior aliada do profissional de marketing

Para poder chegar na solução ideal do ponto de vista do SEO, é preciso realizar uma análise extensa de dados do mercado e das tendências de busca dos usuários

O impacto que a chegada da Inteligência Artificial está gerando é notório, tanto no dia a dia das pessoas, como no âmbito profissional. Já temos exemplos de uso dessa tecnologia nos mais diversos segmentos. Naturalmente, esse panorama revolucionário altera a forma como as pessoas realizam as tarefas, pois passaram a contar com um aliado poderoso para auxiliá-las. No marketing digital, isso não é diferente.

Vamos analisar o caso dos pequenos e médios empreendedores (PMEs) que vendem produtos online, seja por marketplaces, sites ou redes sociais. A competitividade que esses comerciantes enfrentam é extrema por conta da quantidade de resultados que as pessoas encontram ao buscar por um produto ou serviço na internet. A melhor forma de conseguir se destacar entre os resultados de buscadores é através de estratégias que focam no SEO (Search Engine Optimization).

Essas estratégias, que estão dentro do guarda-chuva do marketing digital, consistem em  técnicas que visam melhorar a visibilidade de um site ou página nos mecanismos de busca através da utilização de palavras-chave, elevando a chance de aparecer nas pesquisas realizadas por um usuário do Google, por exemplo.

Para poder chegar na solução ideal do ponto de vista do SEO, é preciso realizar uma análise extensa de dados do mercado e das tendências de busca dos usuários, e isso pode demandar muito tempo. No caso dos PMEs, muitas vezes eles precisam de resultados imediatos para poder dar fôlego para seus empreendimentos, e é aí que entra o auxílio da IA.

Uma Inteligência Artificial, como o ChatGPT, consegue realizar uma análise completa de inúmeros dados em uma fração de segundos, seja para encontrar a palavra-chave ideal, ou para elaborar um relatório completo de análise de mercado, a IA consegue trazer essas respostas quase de maneira instantânea. 

Com o auxílio dessas tecnologias, o PME irá otimizar seu tempo, contar com uma análise embasada em um banco de dados extenso e até mesmo possuir um meio para automatizar o atendimento com o cliente, se implementado de tal maneira.

Compreender as possibilidades da aplicação da IA no escopo do trabalho é um diferencial enorme para os negócios e para o marketing digital. Essa tecnologia entrega uma revolução completa na maneira com que os profissionais da área exercem suas funções e, à medida que a tecnologia evolui e novas soluções são desenvolvidas, é possível que estejamos caminhando para uma realidade onde será possível contar com uma inteligência artificial específica para atender cada demanda da profissão.

Fonte: Startapi

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados