Startup cria soluções inteligentes para aprimorar a comunicação digital entre empresas, clientes e colaboradores

A inteligência artificial já faz parte da realidade dos brasileiros, seja no contato com uma empresa que utiliza chatbot em seu relacionamento digital ou nas recomendações personalizadas dos serviços de streaming. Neste cenário, o número de bots desenvolvidos no país mais que dobrou entre 2022 e 2023, saltando de 317 mil para 671 mil. Os dados são do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. 

No contexto empresarial, o uso dessa tecnologia está crescendo. Existem pelo menos 144 mil chatbots em atividade no país, sendo que cada um deles troca, aproximadamente, 48 mil mensagens, com cerca de 1,4 mil pessoas. À medida que a demanda e a exigência dos consumidores aumentam, as empresas precisam enfrentar o desafio de conectar-se aos clientes de forma eficiente e econômica. E, para solucionar esse caso, nasceu a Ubots, empresa que cria inteligência artificial para aprimorar a comunicação digital entre marcas e pessoas.

Fundada em 2016, a Ubots combina tecnologia com a expertise da consultoria para criar soluções personalizadas para qualquer setor do mercado, como marketing, vendas, atendimento, Recursos Humanos e corporativo. Atualmente, a empresa alcançou um faturamento de R$ 12 milhões com o sucesso de seus recursos, tornando-se, inclusive, referência para o setor financeiro.

“Relações sólidas são o fator-chave para o sucesso de uma marca. Por isso, é essencial que a empresa saiba colocar os seus clientes em um mesmo nível de comunicação, mantendo o vínculo e até a presença da marca no cotidiano dos consumidores. Nesse sentido, a inteligência artificial pode proporcionar a automação do atendimento, o alívio de demandas com a mesma cordialidade e frequência de respostas e, ainda, a agilidade do processo de curadoria. São inúmeras possibilidades”, afirma Rafael Souza, engenheiro de computação, CEO e cofundador da Ubots.

Entre as soluções da Ubots, destaca-se o módulo de chatbots, que utiliza inteligência artificial para automatizar interações repetitivas. E, quando os bots não conseguem resolver, o módulo Ubots Desk permite que agentes humanos entrem na conversa. Já no módulo analítico, é mostrada a performance dos chatbots e dos atendentes humanos. Para habilitar extensões e empoderar ainda mais o relacionamento, a solução tem a central de aplicativos, com outras ferramentas.

A Ubots empodera negócios trazendo inovações com resultados de verdade para as empresas, como a Ruby.IA, aplicação de IA Generativa. Com ela, eles estão redefinindo a experiência do cliente, otimizando o tempo de atendimento com resumos instantâneos, facilitando o acompanhamento das conversas e inferindo uma nota “Customer Satisfaction Score” (CSAT) para alcançar excelência no atendimento.

Segundo o mesmo estudo da Mobiletime, 72% das empresas que produzem bots, no Brasil, já incorporam a IA generativa em seu dia a dia, sendo o atendimento ao cliente a tarefa mais popular para 64% delas. Portanto, Souza reforça: se o relacionamento digital já é uma realidade concreta no país, a inteligência artificial, que se consolida tão rapidamente no mundo, já pode ser apresentada como a melhor solução para que as marcas ganhem um potencial competitivo em suas vendas.

“O chatbot não é mais aquele robô que responde a perguntas programadas. Agora, ele é um assistente virtual que interage, aprende a linguagem das pessoas e responde a qualquer demanda com velocidade e eficiência. Portanto, acredito que a tecnologia ainda tem muito a oferecer não só para a empresa, mas para a experiência de cada cliente ou colaborador. E saber aproveitar isso é o que pode consagrar uma marca, além de inovadora, como excepcional”, finaliza o CEO.

Sobre a Ubots:

Fundada em 2016, a Ubots é uma empresa que combina tecnologia e consultoria para aprimorar o relacionamento digital entre marcas e pessoas. Referência em serviços financeiros, a Ubots usa da sua própria inteligência artificial para otimizar processos de atendimento em qualquer setor, como marketing, vendas, atendimento e RH e Corporativo. Site: www.ubots.com.br