quinta-feira,21 novembro, 2024

Hub de inovação em agricultura e pecuária conecta produtores a soluções tecnológicas

Além de ser conhecida como uma das cidades mais calorosas do país, Cuiabá também carrega consigo o título de capital do agronegócio brasileiro. Logo ao adentrar a cidade, você será recepcionado com uma placa que carrega os seguintes dizeres: “Bem-vindo a Cuiabá: capital do pantanal e do agronegócio”.  

De fato, o agro é uma das principais atividades econômicas da região mato-grossense. Pensando nisso, inúmeros problemas podem surgir em meio aos processos agroindustriais. A AgriHub, é um Hub de inovação em agricultura e pecuária que identifica os problemas dos produtores rurais e os conectam a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias ao campo. A associação faz parte do Sistema Famato.   

De acordo com o diretor executivo do AgriHub, Otávio Celidoneo, a rede trabalha com difusão de tecnologias, ou seja, ela pega uma tecnologia que já existe ou que já esteja no mercado e ajuda a chegar até o produtor rural.  

“Outra frente importante do nosso trabalho é a inovação aberta, com ela nós apoiamos empresas que querem desenvolver processos ou criar inovações que sejam disruptivas para elas e nós ajudamos essa empresa a entender esses desafios da inovação e se conectar com startups de tecnologia para desenvolver essas soluções. É preciso entender os problemas e encontrar o parceiro com a competência certa para desenvolver a solução, é feito esse encontro. Aqui é o lugar onde nós buscamos o desafio, encontramos a solução e colocamos os dois em choque”, diz ele.  

Segundo Otávio, o objetivo da empresa é aumentar a renda dos produtores rurais, usando o mínimo de recursos, contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação tecnológica e contribuir para o aumento da oferta de alimentos ao mundo até 2050.  

Otávio Celidoneo. Foto: Eloisa Borges.

Iniciativas AgriHub  

A rede AgriHub possui diversos projetos voltados para a área de difusão tecnológica, como o AgriHub Play. Esse projeto é de criação de conteúdo em vídeo para distribuição de conteúdo informativo para as pessoas que estejam buscando novas soluções tecnológicas.  

Outra iniciativa é o My AgriHub, que consiste em uma plataforma onde os produtores podem buscar soluções e já filtrá-las por processos. O produtor que entra nessa plataforma pode preencher alguns formulários para conseguir encontrar a solução que se aplica melhor a sua realidade. É uma plataforma de indicação de soluções, explica o diretor.   

Otávio também apresenta a Rede AgriHub PRÓ, um projeto de difusão tecnológica voltado para os profissionais atuantes no agronegócio. O intuito é capacitar e treinar esses profissionais por meio de um conjunto de metodologias e ferramentas digitais que possibilitem identificar e mapear o nível de maturidade em algum processo crítico do produtor rural, para conectá-lo de forma mais assertiva com soluções aderentes à sua realidade.  

“Existe também o Conexão AgriHub, um evento onde nós levamos as startups para que elas possam fazer uma espécie de pitch para se apresentar para potenciais clientes. Outra iniciativa que nós temos é o AgriHub Zap, que é um canal de comunicação via WhatsApp, transmitindo informação rápida e segura”, conta.   

A rede também esteve presente no Show Safra 2023, evento realizado anualmente pela Fundação Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde. “Nós participamos de uma iniciativa chamada Show Safra Conect, que era uma arena voltada para o mundo digital”, relembra o diretor. O Show Safra é um evento com foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos pertinentes à atividade agropecuária.  

“A inovação e a tecnologia dentro do agronegócio é algo que sempre aconteceu, só que hoje vem de uma forma diferente. Nós sempre tivemos tecnologia chegando em termos de insumos e maquinários, mas agora nós temos uma inovação digital. Eu posso dizer que o agro sempre foi um setor inovador, só que agora encaramos um novo desafio que é inovar na gestão e no controle de processos por meio das ferramentas digitais. O agro sempre foi moderno e sempre se reinventou, mas agora nos encontramos em uma nova fase”, finaliza.  

Unindo tecnologia, ideias inovadoras, pessoas e o campo, a Associação AgriHub consagra-se de suma importância para o crescimento socioeconômico e sustentável da região centro-oeste.   

Texto: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados