quinta-feira,19 setembro, 2024

Hotel Holiday Inn Cuiabá é referência em segurança contra incêndio e pânico

Referência em segurança contra incêndio e pânico, o Hotel Holiday Inn já existe em Cuiabá desde 2011. Os proprietários, por serem hóspedes da marca já há anos e diante da possibilidade de abrir um novo negócio, buscaram a companhia para abrir um Holiday Inn na capital mato-grossense, embora eles sejam do interior do estado.

Além do alto padrão dos apartamentos, conforto e qualidade, o hotel é destaque em segurança, possuindo uma tecnologia que vai das portas às sirenes. “Temos estudos que nos dão informações de até quantos decibéis são necessários para um hóspede acordar com o barulho de uma sirene na cabeceira de sua cama. explica Alex Morales, Gerente Geral do Hotel.

As portas são resistentes a fogo, iluminação de sinalização da saída de emergência não depende de sistema elétrico e funciona 24 horas.

As janelas possuem uma trava de segurança que só permite sua abertura em 10 centímetros para evitar acidentes, principalmente com crianças. Os quartos são equipados com telefones na cabeceira da cama e no banheiro. A ideia de implantar telefone ao lado do vaso sanitário veio da necessidade de oferecer socorro imediato aos hóspedes que por ventura estejam passando mal ou precisem de suporte urgente.

As travas de segurança, por assim dizer, não se aplicam apenas às janelas. O ferro de passar disponível no apartamento possui um sistema de desligamento automático, evitando focos de incêndio caso o hóspede esqueça de desligá-lo. Os tecidos, exceto roupas de cama e banho, como cortinas e tapetes possuem antichamas. Todos os pontos de eletricidade estão distantes no mínimo 1,5 metros dos pontos de água, para evitar curto-circuito.

O grande diferencial da marca, que faz dela uma das companhias hoteleiras mais procuradas do mundo, é o alto padrão de segurança, adequando-se tanto à legislação brasileira quanto à americana de segurança contra incêndio e pânico. 

Diferente de boa parte dos hotéis, o Holiday Inn possui duas escadas laterais para saída de emergência, além disso é equipado com um sistema de disjuntores que identifica sobrecarga de energia e desliga sozinho.

A marca foi fundada em 1952 nos Estados Unidos da América (EUA). Kemmons Wilson, o idealizador da marca, teve a ideia durante suas viagens, pois ele não encontrava hotéis de qualidade para se hospedar com a família, então o hotel nasceu da necessidade de oferecer conforto e segurança para aqueles que viajam em família ou que trabalham viajando.

Atualmente o Holiday Inn é uma cadeia multinacional norte-americana de hotéis que pertence à InterContinental Hotels Group, conhecido como IHG Hotels & Resorts, uma multinacional britânica no ramo de hotelaria. A marca também já foi uma companhia aérea americana que voava para Belém, onde teve o primeiro hotel 5 estrelas, que hospedava a tripulação nos anos 60.

Holiday Inn foi a primeira marca, mas atualmente possui 14 diferentes marcas, entre elas; Holiday Inn Express, Holiday Inn Club Vacations, Holiday Inn Resort e muitos outros. Cuidadosamente projetados para oferecer uma estadia conveniente e confortável, cada um dos 128 apartamentos apresenta de 33 a 63 metros quadrados.

Além de todo o avanço na área de segurança, a rede de hotéis possui um sistema de controle e redução de gastos de energia elétrica, gás, lixo, água e emissão de CO2. “Tudo é mensurado, e nós temos uma meta de redução mensal, ou seja, nós alcançamos uma meta de redução e no mês seguinte nosso objetivo é reduzir mais que no mês anterior”, conta Alex Morales.

Ele explica ainda que a grande maioria dos hóspedes eram do setor corporativo, ou seja, pessoas que viajam a trabalho como companhias aéreas, mas depois do período pandêmico, houve uma grande redução desses hóspedes e surgiu o público particular. “Houve aumentado de hospedagem de famílias, que não tinha muita força, mas agora tem, principalmente aos fins de semana”, relata o gerente.

O hotel ainda dispõe de espaço para eventos amplamente utilizado com capacidade para 700 pessoas, além de salas para reuniões e treinamentos. “A pandemia trouxe muita ferramenta nova, mas não conseguiu mudar totalmente o comportamento do consumidor, principalmente na parte de eventos. Ainda há necessidade de eventos presenciais, prevalecendo sobre o formato híbrido.”

Em termos de tecnologia, o hotel está fazendo a implantação de um sistema que funciona ao mesmo tempo em mais de 100 países, nos mais de 5 mil hotéis. Também estão caminhando para o check in e check out totalmente online, além de possuírem um sistema de conectividade do celular para a televisão dos apartamentos, onde o hóspede pode realizar os mais variados comandos direto da telona. Essas tecnologias foram criadas pela própria companhia.

O IHG Rewards Club é um programa de fidelidade com mais de 120 milhões de filiados. “Através dele a pessoa faz pontos cada vez que se hospeda em qualquer um dos hotéis da rede, assim ela pode trocar por recompensas, diárias, passagens áreas, vale presente, TV e muito mais”, conta Andressa, Gerente de Contas o Holiday Inn Cuiabá.

Alex ressalta ainda que os hotéis são abertos ao público, portanto é possível ir ao restaurante do Holiday Inn sem a necessidade de se hospedar. “Estamos tentando promover uma mudança de comportamento do público, pois é o nosso restaurante é aberto para reuniões de negócio, encontros de lazer e almoços em família, além disso, no quesito preço, é semelhante aos restaurantes tradicionais”.

Texto: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

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