O Grupo Pereira anunciou o programa de aceleração de startups, o Grupo Pereira Startups (GPS), uma iniciativa voltada para fortalecer o ecossistema de inovação no setor de varejo alimentar. O GPS terá duração de cinco meses e contará com a participação de seis startups selecionadas. Durante esse período, as empresas terão acesso a mentorias especializadas, oportunidades de conexão com diferentes áreas do Grupo Pereira e suporte para o desenvolvimento de suas soluções no setor de varejo. 

De acordo com Victor Hugo, representante do departamento de inovação do Grupo Pereira, essa primeira edição, que ocorrerá em 2025, está sendo chamada de “turma zero”. O objetivo é aprender na prática e evoluir o formato do programa com base na troca de experiências e nos aprendizados adquiridos ao longo dessa jornada. “Acreditamos que a melhor forma de inovar não é apenas teorizando, e sim fazendo. Queremos usar essa edição piloto para estruturar uma versão ainda mais consolidada do programa na turma um, em 2026”, destaca. 

Com foco nas Retail Techs, ou seja, startups que oferecem soluções para o varejo, o programa segue inscrições abertas até o dia 9 de fevereiro. O objetivo central é encontrar soluções para as dores do varejo físico ou do varejo online. 

A fim de impulsionar a seleção de startups e reforçar a conexão com os empreendedores, o Grupo Pereira está realizando uma rodada de roadshows. Em cada ação, o grupo visita regionais onde possui atuação. “Acreditamos que as melhores oportunidades surgem conversando diretamente com as pessoas. Esse contato direto não teria acontecido se não fosse o Vale do Pacu, que tem sido essencial para mobilizar esse movimento”, reforça. 

Em Cuiabá, a rodada foi realizada em parceria com o Vale do Pacu, ecossistema de inovação da baixada cuiabana, e ocorreu na Agência Regional Metropolitana do Sebrae Mato Grosso, inaugurada na última terça-feira (28/01), no Goiabeiras Shopping.  

O circuito presencial do roadshow acontece em cinco cidades-chave: Rio Grande do Sul, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e São Paulo. “Quando chegamos aqui no Mato Grosso, encontramos um ecossistema novo, com o qual ainda não tínhamos nenhum ponto de contato em termos de relacionamento com startups. E o Vale do Pacu é um grandessíssimo parceiro. Dá para dizer, tranquilamente, que o evento não teria o sucesso e repercussão se não fosse pelo apoio do Vale do Pacu e de todo o ecossistema”. 

O Grupo Pereiro é uma das primeiras varejistas do ramo alimentar a atuar investindo em programas de inovação para aprimorar seus processos e atender às demandas dos consumidores. “Parece muito diferente e ousado o fato de estarmos conduzindo um programa de aceleração na área de inovação. Falando pela equipe, a gente olha para o programa acontecendo e entende que estamos fazendo só o básico do que poderia ser feito, considerando todo o potencial a ser explorado. A gente tem um bordão sobre o tanto de inovação que ainda dá para fazer, que é: ‘Estamos sentados numa Lamborghini, andando só na primeira marcha’, pelo tamanho e pela quantidade de coisas que ainda dá para fazer”, ressalta Victor. 

Para ele, pensar em um programa de aceleração de startups, independentemente do setor, deveria ser algo fundamental para qualquer grande empresa. “Esse tipo de iniciativa não beneficia apenas as startups, mas também as grandes empresas, que podem obter vantagens significativas ao investir em um programa voltado para esse ecossistema”. 

Este foi o primeiro evento no novo espaço do Sebrae. Segundo o diretor técnico do Sebrae Mato Grosso, André Luiz Schelini, a inovação é essencial para fortalecimento da competitividade não só dos pequenos negócios, mas de todo empreendedor brasileiro. Ele impulsiona o desenvolvimento econômico e potencializa a visão do negócio do empresário. 

“Do ponto de vista de Sebrae, nós nos vemos como um catalisador da inovação, não só do ecossistema, mas a soluções que nós desenvolvemos para que ela alcance, não só os nossos clientes, mas os clientes dos nossos clientes. E realizando eventos aqui, além de ativar o ecossistema, nós fomentamos a difusão do conhecimento, então nós queremos ser catalisadores e difusores dessas boas práticas no ecossistema de inovação”. 

As unidades do Sebrae estão abertas para receber eventos de inovação, reforçando o compromisso de disponibilizar soluções avançadas para os clientes. A Agência Sebrae de Negócios no Shopping Goiabeiras, por exemplo, conta com uma sala de inteligência artificial para impulsionar a competitividade das empresas, melhorando gestão, desempenho e produtividade. O acesso às programações ocorre por agendamento, e há espaço para parcerias com empresas e o ecossistema de inovação. Essas ações fazem parte do programa do Sebrae para fortalecer a inovação em Cuiabá, na região metropolitana e nas agências regionais. 

Sobre o Grupo Pereira 

O Grupo Pereira é uma das principais redes de varejo do Brasil, atuando com diversas bandeiras no segmento alimentar e atacadista como Fort Atacadista e Comper. O grupo busca constantemente novas soluções para aprimorar a experiência do consumidor e otimizar suas operações, apostando em tecnologia e parcerias estratégicas com startups e empreendedores do setor. 

Para mais informações sobre o programa de aceleração e inscrições, clique aqui.