Nesta segunda-feira (21.03), às 18h, aconteceu a aula inaugural da MT Escola de Teatro, primeira faculdade de teatro de Mato Grosso, que foi realizada no Centro Cultural centenário Casa Cuiabana, localizada no centro de Cuiabá. O ambiente passou por uma revitalização e ampliação do espaço para comportar as aulas de arte, como sala de iluminação, sala de aula para sonoplastia e um teatro de arena, por exemplo.
A reforma durou cerca de quatro meses e foi realizada pelo governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A Casa Cuiabana é patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1983 e foi construída no século XVIII, daí vem sua grande importância para a cultura local, sendo um espaço múltiplo para realizar cursos, oficinas, exposições, workshop, palestras, seminários, shows e diversas outras ações culturais.
Flávio Ferreira, diretor da MT Escola de Teatro e do grupo Cena Onze agradeceu ao Governo do Estado, ao Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso (Secel), Alberto Machado, o Beto Dois a Um, e ao Secretário Adjunto, Jan Moura, através dos quais foi possível a reforma do espaço Casa Cuiabana.
A solenidade inaugural contou com uma programação voltada aos alunos e homenagens póstumas a artistas que marcaram a história da Arte em Mato Grosso, como o pintor e desenhista cuiabano Benedito Nunes, falecido em março de 2020. “Eu acho importante trazer as obras e o nome do meu pai aqui nesse local onde ele estudou, deu aula, e expôs suas obras e não só para falar de cultura, como também trazer à memória quem fez cultura em Cuiabá e difundiu a arte em Mato Grosso” comenta Beatriz Nunes, filha do homenageado. Além disso, os artistas deram nome às salas de aula da Casa Cuiabana.
O professor Agnaldo Silva, coordenador do curso de Formação de Atores e Atuação ressaltou “O papel fundamental das instituições que são o alicerce desse curso; a Associação Cultural Cena Onze, que inicia essa ideia, a Secel, a Adaap e a Unemat, que é a instituição de ensino superior que faz legalmente a oferta do curso e também vai diplomar os alunos ao final dele”.
Texto: Milena Vilar