sexta-feira,22 novembro, 2024

Google Pixel Tablet pode ter botão de privacidade

Novas imagens vazadas do Pixel Tablet sugerem que o Google pode ter implementado um botão dedicado de privacidade, para desativar câmeras e microfones fisicamente. A possibilidade tem fortes indícios não apenas na proposta do aparelho, que terá a capacidade de se transformar em um smart speaker, como ainda no próprio Android, já adaptado para ter suporte nativo a esse tipo de recurso.

O material inédito foi vazado pelo leaker SnoopyTech, cujos vazamentos se mostraram precisos no passado, e mostram as regiões frontal e traseira do novo tablet do Google, com a segunda sendo a mais interessante delas. Além de exibir aspectos como os speakers e a porta USB-C, a imagem mostra um botão adicional na lateral direita (quando olhado de frente) até então desconhecido. O que o torna mais curioso é que os botões de volume e energia já estão no topo do dispositivo, portanto trata-se de um meio de ativação para outra função.

O desenvolvedor Mishaal Rahman e o portal 9to5Google têm uma teoria: trata-se de um slider dedicado para desativar fisicamente as câmeras e os microfones do Pixel Tablet, e há diversos indícios dando suporte a essa hipótese, começando justamente pela função de usá-lo como um smart speaker. Esse tipo de aparelho costuma ser colocado em posições privilegiadas da casa do usuário, de modo que poderiam comprometer sua privacidade, e dessa forma é comum vermos sliders como o citado.

Mais do que isso, o Android já possui suporte nativo ao bloqueio físico desses componentes — com a chegada do Android 13, a gigante das buscas implementou essa funcionalidade, como Rahman havia descoberto ao analisar os códigos do sistema. Há linhas que verificam se um dispositivo possui ou não um “hardware toggle” (o botão físico) para desabilitar câmera e microfone. Vale lembrar que, desde o Android 12, a plataforma do Google já trazia um recurso de bloqueio do tipo, mas apenas via software, que limitava o acesso dos aplicativos.

A trava de hardware proporciona segurança adicional por garantir que nenhum tipo de ataque possa contornar o sistema operacional, ao menos com facilidade, já que câmera e microfone estão fisicamente desabilitados, e dão maior tranquilidade aos usuários que têm forte preocupação com privacidade.

Pixel Tablet pode chegar em maio
Revelado durante a estreia da linha Pixel 7, em outubro do ano passado, o Pixel Tablet está previsto para chegar às lojas neste ano, sem uma janela oficial mais específica confirmada. As expectativas giram em torno de maio, quando acontece o Google I/O 2023, principal evento anual da gigante das buscas — aparelhos como o Pixel 6a foram apresentados em edições passadas da feira. Curiosamente, ainda há poucas informações conhecidas sobre o tablet.

Além do design modesto, que deve contar com “nanocerâmica”, sabe-se através de vazamentos que a novidade deve adotar um dos modelos do processador Tensor (provavelmente o mesmo Tensor G2 empregado no Pixel 7), 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, bem como uma tela LCD em proporção 16:10 com resolução de 2560 x 1600 pixels. Outro destaque é a base com speaker, que promete transformar o aparelho em um smart speaker.

Fonte: SnoopyTech, via 9to5Google

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados