Novo logotipo da marca ganhou um gradiente e está mais suave, marcando uma nova atualização na identidade da empresa
Você pode não ter percebido, mas o Google alterou o icônico logotipo “G” pela primeira vez nos últimos dez anos. É uma mudança sutil que vai passar batida por muita gente, já que as alterações não são impactantes assim, mas trazem um ar de frescor para a companhia de Mountain View.
Quem esperava por uma super mudança, vai se decepcionar. O novo G ganha apenas um efeito de gradiente, que mistura as seções de cores vermelho, amarelo, verde e azul. Antes era tudo bem compartimentado, algo que em 2015 fazia bastante sentido com a crescente onda de logotipos minimalistas.

- O design original do Google foi criado por Sergey Brin, que se inspirou em uma identidade visual mais retrô;
- Em 2015, o logo sofreu sua alteração mais radical, abandonando uma fonte com serifa e investindo em uma fonte geométrica sem serifa, a Product Sans;
- A nova mudança com o degradê mantém a fonte e parece buscar suavidade;
- Inclusive, essa alteração lembra vagamente o logotipo do Gemini, que também utiliza um degradê.
Novo logo do Google já está aparecendo?
Por mais que o Google tenha anunciado seu novo G, a empresa não fez muita cerimônia com isso. Talvez por se tratar de um anúncio mais simples, a empresa não quis divulgar tanto o feito.
Contudo, por enquanto o novo G está disponível nos ícones dos aplicativos na série de smartphones da marca, o Google Pixel, e no aplicativo do Google para iPhone. Nos dispositivos Android, por outro lado, a empresa ainda não atualizou sua recente identidade visual.
O mesmo vale para os aplicativos do Google na web e em perfis de redes sociais, como Instagram, Facebook, X, etc. A novidade deve ser implementada ao longo do tempo, e nos próximos dias é provável que todo o ecossistema da empresa já esteja com o logotipo atualizado em todas as plataformas.
Por: Felipe Vidal