sexta-feira,22 novembro, 2024

Google Maps: números de companhias aéreas foram trocados para aplicar golpes

Nem o Google Maps saiu ileso dos golpes. Um usuário do Twitter descobriu que informações de contato de companhias aéreas nos Estados Unidos foram trocados por números errados, que, na verdade, colocavam o cliente em contato com os próprios golpistas. De acordo com o relato, a ligação simula a empresa real.

Golpe no Google Maps

  • O usuário do Twitter descobriu o golpe ao entrar em contato com a companhia área Delta sobre um voo cancelado.
  • Depois de ligar para o número listado, ele recebeu uma ligação de volta, de uma pessoa que afirmava ser um agente de atendimento ao cliente da empresa. No entanto, o telefone tinha o DDD da França.
  • Segundo o relato de Shmuli Evers, ele forneceu o número de confirmação do pedido e nome completo. O atendente, então, encontrou um voo alternativo para o destino final do usuário, mas precisava de uma nova confirmação.
  • Evers apenas suspeitou do golpe quando o atendente pediu um pagamento de quase cinco vezes o valor original da passagem, o que o fez parar de responder.

Companhias aéreas afetadas

As companhias aéreas que tiveram seus números alterados no Google Maps estão localizadas nos aeroportos de John F Kennedy e La Guardia, ambos em Nova York: Delta, American, Southwest e Qantas.

O que o Google está fazendo

O Google afirmou que já está trabalhando para corrigir as informações de contato falsas e que não tolera golpes e atividades enganosas.

Nossas equipes já começaram a reverter as imprecisões, suspendendo as contas maliciosas envolvidas e aplicando proteções adicionais para evitar mais abusos.“- Google

Além disso, um porta-voz da Delta alertou que, sempre que os clientes suspeitarem de golpes, devem coletar os dados e entrar em contato com a companhia aérea apenas por meio de canais conhecidos, como os números listados no site ou a opção de mensagens online.

Fonte: Olhar Digital

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados