Depois de ter lançado, no início do ano, uma visualização integrada do Gmail na web, com a possibilidade de alternância entre o Chat, o Meet e o Spaces, o Google anunciou, na terça-feira (28), um redesign do Material You para facilitar a vida dos usuários. A reformulação atende vários pedidos de revisão, inclusive a possibilidade de reverter toda a experiência, implantada por padrão, para um “Gmail clássico”.
Na nova experiência visual, o fundo branco padrão foi substituído por um azul claro fosco com tons mais claros e escuros. O menu à esquerda, por exemplo, assumiu uma tonalidade mais escura, enquanto os emails terão duas cores: azul para os já lidos e o branco original para os ainda não lidos. Essa lista também está mais visível, com o botão “escrever”, no canto superior esquerdo, assumindo a forma de um retângulo com cantos arredondados.
Como funcionará a nova experiência visual do Gmail?
De acordo com o Google, “quando ativado, o novo menu de navegação permite alternar facilmente entre sua caixa de entrada, conversas importantes e participar de reuniões sem precisar alternar entre guias ou abrir uma nova janela”. Naturalmente, a nova experiência depende da edição do Workspace, ou seja, quem tem apenas o Gmail continuará tendo uma configuração só de Gmail.
Já os usuários de Gmail, Chat e Meet poderão selecionar quais aplicativos desejam incluir na sua nova experiência, podendo assim configurar uma visualização personalizada de suas opções preferidas nas configurações rápidas. Mas, se preferirem, poderão usar apenas a configuração do Gmail.
Embora disponível para todos os usuários com contas pessoais do Google e usuários individuais do Google Workspace, esse lançamento será gradual, o que significa que nem todos o verão imediatamente. Mais detalhes sobre o novo layout integrado do Gmail estão disponíveis na Central de Ajuda do Google.
Por: Jorge Marin