A falha nos serviços do Google Cloud na quinta-feira (13) teve impacto global, durou cerca de três horas e afetou diversas plataformas da empresa, incluindo Agenda, Drive e Gmail. As informações foram divulgadas pela própria companhia, que ainda deve publicar um relatório completo do incidente nos próximos dias.
O Google Cloud informa que a interrupção foi causada por erros em pedidos externos de acesso à API. A análise inicial é de que o sistema de gerenciamento da API recebeu uma atualização com uma cota inválida e foi distribuída globalmente, o que gerou o problema para os clientes.
O processo de recuperação levou cerca de duas horas em quase todas as regiões em que o serviço de nuvem opera, mas alguns produtos ainda sofreram com impactos que duraram cerca de uma hora após a solução do problema inicial.
O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, fez um post em seu perfil no X para pedir desculpas aos clientes e informar que a equipe trabalhou para corrigir o problema ainda na quinta-feira.

Cloudflare culpou serviço de nuvem do Google
A empresa Cloudflare, provedora de nuvem e DNS, também passou por instabilidades na tarde de ontem e reportou falhas no acesso à plataforma para clientes.
Em contato para o site Mashable, um porta-voz da empresa reconheceu as falhas, mas atribuiu o problema ao Google Cloud: “Um número limitado de serviços da Cloudflare usa o Google Cloud e foi impactado [pela interrupção]. Os serviços principais da empresa não foram impactados”.
O que aconteceu?
Diversos serviços do Google pararam de funcionar ou enfrentaram muita lentidão na tarde de ontem (12). O site Downdetector, especializado em registrar problemas em plataformas digitais, mostrou uma alta em reclamações para Gmail, Gemini e outros produtos da empresa.
Posteriormente, a companhia confirmou um problema na plataforma de nuvem Google Cloud, usada para armazenar diversos servidores, que afetou os respectivos serviços.