Coleção de experiências Little Language Lessons usa o modelo Gemini para oferecer aprendizado personalizado

O Duolingo que se cuide. O Google lançou esta semana uma coleção com três experimentos de inteligência artificial – desenvolvida com o modelo Gemini –, com o objetivo de ajudar as pessoas a aprender a falar um novo idioma.

“Ao contrário das ferramentas de aprendizagem tradicionais, a IA pode se adaptar ao contexto do aluno, tornando-a especialmente adequada para nos ajudar a praticar línguas de maneiras que pareçam mais naturais e pessoais”, disse Aaron Wade, tecnólogo criativo da big tech, em postagem de blog.

Cada um dos experimentos da chamada Little Language Lessons, que ainda é uma exploração inicial, aborda uma maneira diferente pela qual a inteligência artificial pode apoiar a aprendizagem no mundo real.

O primeiro é o Tiny Lesson. Com ele, o usuário descreve uma situação, por exemplo “pedir informações” ou “encontrar um passaporte perdido”, e recebe vocabulário, frases e dicas gramaticais úteis, adaptados a esse contexto.

O segundo é o Slang Hang, que gera conversas autênticas para ajudar o usuário a aprender expressões e gírias. A pessoa pode acompanhar o desenrolar de um diálogo entre falantes nativos, revelando uma mensagem de cada vez e desvendando termos desconhecidos à medida que aparecem.

“Um dos aspectos mais interessantes deste experimento é o elemento da narrativa emergente. Cada cena é única e gerada na hora – pode ser um vendedor ambulante conversando com um cliente, dois colegas de trabalho se encontrando no metrô ou até mesmo um casal de amigos há muito perdidos se reencontrando inesperadamente em uma exposição de animais de estimação exóticos”, pontuou Wade, acrescentando que pode haver erros de precisão. “Ocasionalmente, ele usa incorretamente certas expressões e gírias, ou até mesmo as inventa. Os LLMs ainda não são perfeitos e, por isso, é importante fazer referências cruzadas com fontes confiáveis”.

O terceiro experimento é o Word Cam, que transforma a câmera do usuário em uma ferramenta de vocabulário instantânea. Para isso, utilizá-lo, basta tirar uma foto e o Gemini detectará objetos, os rotulará no idioma de destino e fornecerá palavras adicionais que podem ser empregadas para descrevê-los.

Word Cam transforma a câmera do usuário em uma ferramenta de vocabulário instantânea — Foto: Reprodução/Google
Word Cam transforma a câmera do usuário em uma ferramenta de vocabulário instantânea — Foto: Reprodução/Google

“Em todos os experimentos também integramos a funcionalidade de conversão de texto em fala, permitindo que os usuários ouçam pronúncias em seu idioma de destino. Fizemos isso usando a API Cloud Text-to-Speech, que oferece vozes com som natural para idiomas amplamente falados, mas opções limitadas para os menos comuns. Os sotaques regionais não são bem representados e, portanto, às vezes há incompatibilidades entre o dialeto selecionado pelo usuário e o sotaque da reprodução”, explicou o tecnólogo criativo do Google.

A coleção Little Language Lessons pode ser acessada pelo Google Labs e é compatível com os idiomas árabe, chinês (China, Hong Kong e Taiwan), inglês (Austrália, Reino Unido e Estados Unidos), francês (Canadá e França), alemão, grego, hebraico, hindi, italiano, japonês, coreano, português (Brasil e Portugal), russo, espanhol (América Latina e Espanha) e turco.

Por: Renata Turbiani