Para bater de frente com o Copilot do GitHub, o Google Colab acaba de ganhar recursos de IA para auxiliar na geração de códigos direto do navegador, com tudo operando na grande infraestrutura na nuvem oferecida pela Gigante da Web.
Integração com outras tecnologias
De acordo com o Google, a novidade fará proveito das funcões do Codey, modelo básico de conversão de texto em código de programação, para escrever linhas com mais agilidade e eficiência. Isso também será possível por meio da integração com o programa Jupyter Notebook, que permite escrever e executar códigos diretamente do navegador.
O novo recurso de IA no Colab dará prioridade a códigos com base em prompts de linguagem neural, ou seja, deve facilitar atividades corriqueiras do programador. Com isso, o profissional poderá se dedicar a tarefas mais complexas enquanto a tecnologia executa todos os códigos básicos de um software em desenvolvimento — tudo isso somente pressionando o botão “Generate”, na barra superior da tela.
Além disso, o chatbot também vai interagir com o usuário respondendo perguntas sobre códigos e outras situações pertinentes ao trabalho. Ele também poderá acessar bibliotecas e fazer prescrições automáticas com base nelas.
Limitações iniciais
Inicialmente, o Google destacou que o Colab pode apresentar limitações em sua capacidade de deselvover códigos — uma vez que o Codey só consegue acessar dados na nuvem do próprio serviço. Essa restrição, por exemplo, não ocorre no GitHub Copilot, que além de acessar informações externas, ainda pode contar com o auxílio de plataformas como Visual Studio, Visual Studio Code e Neovim para obter recursos.
Primeiro nos Estados Unidos
Em um primeiro momento, o Google disse que a integração da nova tecnologia com o Codey será disponibilizada gratuitamente para o público dos EUA. A empresa, porém, pretende expandir o acesso para outros países assim que o assistente estiver mais consolidado.
O lançamento aquece ainda mais a disputa por aplicativos de IA. Enquanto ChatGPT e Bing Chat tomam a dianteira na corrida, a Gigante de Mountain View acelera para aperfeiçoar o Google Bard e cair nas graças do público. Recentemente, a Amazon também anunciou o seu próprio chatbot para ajudar clientes na loja virtual.
Fonte: Canal Tech