A pesquisa do Google está em clima de Halloween nesta terça-feira (31). A plataforma inseriu uma série de segredos escondidos nas buscas sobre o assunto (os famosos easter eggs) e, como é de costume, incluiu um doodle animado para comemorar o Dia das Bruxas.
Animações escondidas
O buscador focou no tema da brincadeira de “gostosuras ou travessuras” e adicionou uma série de animações exclusivas ao pesquisar por um termo específico. Ao procurar por “halloween”, por exemplo, a página mostra uma animação com vários fantasmas subindo sobre a tela.
As surpresas não param por aí. A busca por “jack o’lantern”, nome dado às famosas abóboras iluminadas, preenche a tela do computador e do celular com a figura icônica do Halloween. Além disso, procurar por “gostosuras ou travessuras” deixa o buscador cheio de doces.
O Google também aproveitou a data para incluir alguns easter eggs na busca por determinados filmes de terror — o buscador usa emojis para representar alguns clássicos do gênero. Experimente pesquisar esses termos:
- Filmes de terror;
- Filmes slasher;
- Filmes de zumbi;
- A Invocação do Mal;
- Alien;
- Buffy, a Caça-Vampiros;
- It – A Coisa;
- Midsommar;
- Os Caça-Fantasmas;
- O Iluminado.
Doodle conta poema de Dia das Bruxas
O doodle do dia conta uma história rápida de Dia das Bruxas numa apresentação de slides animados. A artista Emily Barrera foi responsável por criar todos os desenhos e um poema rápido que narra as aventuras de crianças fantasiadas na busca por doces — ao fundo, toca uma música temática que lembra os principais filmes sobre a data composta por Silas Hite.
Vale lembrar que é possível reencontrar alguns Doodles mesmo após a data de publicação — você pode conferir os melhores jogos que já foram disponibilizados pelo Google no topo da página.
Por que o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro?
O Halloween ganhou esse nome por derivar de “All Hallow’s Eve”, ou “Véspera do dia de Todos os Santos”, em referência à noite anterior ao dia de Todos os Santos, celebrado no dia 1º de novembro pela Igreja Católica. A comemoração original tem raízes na cultura celta, com um evento conhecido como Samhain, usado para marcar o fim da colheita: as pessoas acendiam fogueiras, vestiam fantasias e celebravam o Dia dos Mortos para afastar os maus espíritos.
A chegada de imigrantes do Reino Unido e da Irlanda aos Estados Unidos ajudou a espalhar a data comemorativa por lá e pavimentou o caminho para o Dia das Bruxas como conhecemos hoje, com abóboras, buscas por doces e fantasias. No Brasil, a data também é usada para celebrar o Dia do Saci desde 2003, como forma de resgatar e reforçar tradições e símbolos do folclore nacional.