Nesta quinta-feira (11), o Google anunciou um conjunto de melhorias para seu buscador, visando aprimorar a qualidade e confiabilidade de seus resultados. Conforme a própria empresa detalha, a mudança mais relevante trata-se dos avanços nos trechos em destaque, que oferecem um resumo das informações mais importantes para a solicitação do usuário.
Agora, a função contará com o apoio do Modelo Unificado Multitarefa (MuM), um modelo de inteligência artificial (IA) projetado para identificar a ideia de consenso entre diferentes fontes de informação. Na prática, a novidade investigará se as páginas relevantes sobre o tema possuem dados com maior nível de concordância entre si e utilizará a avaliação para aprimorar os resultados oferecidos ao usuário e sua respectiva posição na listagem de endereços.
Similarmente, o Google também reduziu a exibição de trechos em destaque, nas páginas de resultado, para perguntas sem resposta em 40%. Para melhor ilustrar um exemplo, a empresa sugere o cenário de busca: “quando Snoopy assassinou Abraham Lincoln”. Nesse contexto, os trechos em destaque exibiriam a data e informações sobre o assassinato de Lincoln, um retorno não apropriado ao desejo do usuário.
Combate à desinformação
Para aprimorar a validação de informações em seu buscador, a Google atualizou uma série de outros recursos. A função “Sobre este resultado”, por exemplo, recebeu suporte para o português e outras sete línguas, além de maior contexto para os dados apresentados. Bastante parecida, há a estreia da função “Sobre esta página”, que permite investigar mais informações sobre um site rapidamente.
Noutro contexto, buscando evitar a disseminação de informações falsas sobre eventos ainda em acontecimento, a Google implementou avisos nas páginas de resultado relacionadas. Agora, caso o buscador não esteja “satisfeito” com a qualidade das respostas oferecidas, ele irá sugerir que o usuário tente buscar novamente no futuro.
Investimento em educação
Por fim, a Google também anunciou que está desenvolvendo um currículo de alfabetização informacional voltado para professores, através de uma parceria com a MediaWise, do Poynter Institute for Media Studies, e com a PBS NewsHour Student Reporting Labs. Vale ressaltar que a empresa já investiu, pelo menos, US$ 75 milhões em projetos para reforçar a educação midiática e combater a desinformação.
Confira o comunicado da Google, na íntegra, clicando aqui!
Por: Adriano Camacho