Sundar Pichai, CEO do Google, anunciou a criação de um fundo de $120 milhões para educação e treinamento em Inteligência Artificial (IA) durante o Summit of the Future da ONU em 21 de setembro de 2024. O evento ocorreu na sede da ONU, onde Pichai descreveu a IA como a tecnologia mais transformadora até o momento.
Este fundo, chamado Global AI Opportunity Fund, tem como objetivo oferecer educação e treinamento nesta tecnologia globalmente, em colaboração com organizações sem fins lucrativos e ONGs locais. A iniciativa visa combater os riscos e desigualdades que podem surgir com a rápida evolução da Inteligência Artificial, procurando prevenir um “divisor de IA” global.
CEO do Google enfatiza potencial da IA no combate às mudanças climáticas
Pichai destacou as oportunidades que a tecnologia apresenta para o desenvolvimento sustentável, como melhorar o acesso à informação em idiomas locais, acelerar descobertas científicas, e impulsionar o progresso econômico. Ele também mencionou a importância de monitorar desastres climáticos usando IA, mas não discutiu o impacto desta tecnologia no clima.
Além disso, Pichai apelou por uma regulação inteligente de produtos de IA que minimize danos e evite o protecionismo nacional, alertando que uma regulação inadequada poderia agravar a divisão digital e restringir seus benefícios.
Por Startupi