Por Foo Yun Chee
BRUXELAS (Reuters) – O Google, da Alphabet (NASDAQ:GOOGL), ajustará os resultados de sua busca online para dar mais destaque a sites de comparação, disse a empresa nesta quarta-feira, detalhando seus esforços para cumprir as novas regras de tecnologia da União Europeia (UE), que podem ter impacto sobre a receita de algumas empresas.
De acordo com a Lei dos Mercados Digitais da UE, a qual a empresa terá que se adequar até 7 de março, o Google é obrigado a tratar os serviços e produtos rivais da mesma forma que trata os seus próprios ao classificá-los nos resultados de busca.
Também é necessário permitir que os usuários comerciais acessem os dados que geram ao utilizar a plataforma do Google.
“Apresentaremos unidades dedicadas que incluem um grupo de links para sites de comparação em toda a web e atalhos de consulta na parte superior da página de pesquisa para ajudar as pessoas a refinar sua busca, inclusive concentrando os resultados apenas em sites de comparação”, disse o Google em comunicado.
Os sites de comparação concorrentes têm sido grandes críticos das práticas de busca do Google, com uma queixa na última década resultando em uma multa antitruste pela UE de 2,42 bilhões de euros.
Outras mudanças nas próximas semanas permitirão que proprietários de telefones Android alterem com facilidade seu mecanismo de busca ou navegador padrão e que usuários de serviços e produtos do Google transfiram seus dados para um aplicativo ou serviço de terceiros.
Fonte: BR. Investing