A aposentadoria dos cookies da internet no Chrome foi adiada para 2024, anunciou o Google nesta quarta (27). A empresa quer estender o período de testes das ferramentas e mecanismos da Privacy Sandbox antes de apresentá-la para agências de publicidade, concorrentes e desenvolvedores que alimentam a web.
Para quem não se lembra: a Privacy Sandbox é uma iniciativa do Google para substituir os cookies da internet. Trata-se de um conjunto de ferramentas pensadas para incrementar a privacidade dos usuários, enquanto preserva o alcance da publicidade direcionada disponível na web, importantíssima para monetização de conteúdo digital.
Um antigo mecanismo incluído neste pacote era o Federated Learning of Cohorts (FLoC) que, depois de muito incomodar autoridades em segurança, privacidade e rivais do Google, foi engavetado e substituído pela API Topics, que dá ao usuário o controle sobre os anúncios que vê ao navegar.
Inicialmente, o fim dos cookies no Google Chrome estava marcado para 2022. Posteriormente, a gigante adiou esse plano para 2023 e, agora, o foco é colocar isso em prática no segundo semestre de 2024.
Decisão leva tempo
Os cookies que circulam na web não são do Google e, por se tratar de uma característica importantíssima da internet, não cabe à empresa decidir se eles devem continuar ou não — apesar do Chrome ser o principal navegador do mundo. A solução alternativa precisa passar pela revisão de concorrentes, companhias de publicidade, especialistas em privacidade e desenvolvedores antes de ser implementada — e esse processo requer tempo.
“Até o terceiro trimestre de 2023, esperamos que as APIs do Privacy Sandbox sejam lançadas e estejam disponíveis no Chrome”, pontuou o vice-presidente da iniciativa, Anthony Chavez. “À medida que os desenvolvedores adotam essas APIs, pretendemos começar a eliminar os cookies de terceiros do Chrome no segundo semestre de 2024.
Cronograma mais tranquilo
Até 2024, os testes com a Privacy Sandbox serão ampliados gradativamente. Atualmente, testadores do Google Chrome na edição Canary até podem experimentar a API Topics, mas a empresa pretende alcançar “milhões de usuários em todo o mundo” até agosto.
“Antes de os usuários serem adicionados aos testes, eles receberão uma solicitação com a opção de gerenciar a participação”, pontuou o executivo no comunicado. A empresa prometeu se manter atenta aos comentários do público.
A empresa espera liberar todas as APIs da iniciativa Privacy Sandbox no terceiro trimestre de 2023. A partir daí, a empresa deve observar a recepção da novidade para dar início à aposentadoria dos tradicionais cookies no Chrome.
Por: Igor Almenara