O novo recurso automático transforma reuniões em resumos práticos e elimina a necessidade de transcrições manuais

Para muitos, o trabalho de tomar notas e criar resumos durante uma videochamada pode ser bastante frustrante. No entanto, o Google parece ter encontrado uma solução ideal para esse problema.

Agora, os usuários do Google Meet podem contar com o assistente de IA Gemini para fazer anotações automaticamente, no recurso chamado “Tome notas para mim”. Durante a videochamada ou teleconferência, o Gemini reunirá os pontos principais discutidos e criará um resumo ao final da reunião.

Em vez de oferecer uma transcrição palavra por palavra, esse recurso usa a tecnologia de IA do Gemini para registrar os principais pontos de discussão em um arquivo do Google Docs, que aparecerá no Google Drive do proprietário da reunião.

O documento gerado pode ser enviado automaticamente a todos os participantes ou incorporado ao evento do calendário assim que a reunião terminar. Além disso, o recurso permite adicionar links para a gravação da reunião e uma transcrição, caso esses recursos estejam habilitados.

Enquanto a reunião no Meet ocorre, o Gemini automaticamente faz anotações dos pontos principais da chamada – Imagem: Google/Divulgação

Atualmente, a funcionalidade está disponível apenas para clientes do Google Workspace com planos Enterprise, Education Premium e AI Meetings. No momento, está restrita ao idioma inglês e disponível para computadores e laptops.

Google segue expandindo a IA em seus softwares

  • O Google tem falado sobre a inclusão de mais recursos de IA generativa em 2023, e essa promessa está se concretizando, com a IA sendo incorporada de forma mais agressiva em seus produtos e sistemas.
  • O Gemini está sendo integrado a várias plataformas do Workspace e também ao Android.
  • A utilidade real desses recursos dependerá da eficácia da IA e da precisão das anotações geradas.
Google Meet está lançando recurso para ativar o som facilmente
O Google Meet ganhará mais um recurso em integração com a IA do Gemini – Imagem: monticello/Shutterstock

Fonte: Olhar Digital