A Central Única das Favelas (CUFA), a Frente Nacional Antirracista (FNA) e a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores, juntos, criaram o G20 das Favelas – que é uma série de conferências em diversas favelas do Brasil e está passando por 41 países. Os encontros reúnem problemáticas e soluções encontradas por moradores desses territórios que serão discutidas no G20 “Estado do Futuro”. A representante do grupo no Brasil, Letícia Gabriella – coordenadora do G20 Favelas, irá participar da mesa: De Olho na Saúde Pública do Futuro, na sexta-feira, 26 de julho, no Rio de Janeiro.
“É indispensável a presença do G20 Favelas para reexaminar diálogos importantes sobre a saúde coletiva nas áreas menos assistidas. É fantástico também porque pela primeira vez a favela está pautando o G20 na história. Por fim, é importante indicar direções para um amanhã mais abrangente e saudável”, disse Letícia Gabriella, coordenadora do G20 Favelas.
O encontro contará com a participação de profissionais experientes, objetivando a interação de ideias e a procura por alternativas criativas para os obstáculos enfrentados na área da saúde.
O G20 Favelas, pretende organizar conferências em quase três mil favelas por todos os estados. As conferências estaduais acontecem no dia 24 de agosto nas capitais.