A única constante em que os negócios de hoje podem confiar é na mudança. As mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente e ficou mais desafiador identificar as tendências de mercado que afetam um empreendimento.
Pensando nisso, a Yamaha mais uma vez determina os rumos do mercado de motocicletas com o modelo FZ15. Compreendendo uma necessidade aparente de inovação de uma categoria específica que se refletiu por meio de sinais em contextos de mercado culturais, econômicos e muitos outros. Sendo assim, ao percebê-la, preencher essa lacuna foi possível para se adaptar ao comportamento do seu consumidor com o premiado modelo.
“A FZ15 foi uma moto muito esperada no mercado. Ela está dentro de um segmento de motos de serviço. Quem compra uma moto desse perfil são entregadores, mototaxistas em geral e é um público muito grande. As motos mais robustas, são meio carinhas por assim dizer. Aí a marca previu, olha, vamos criar um modelo com a mesma funcionalidade de uma moto de baixa cilindrada, só que mais bonita. E isso explodiu de venda”, explica Marcelo Miranda, assessor de marketing da unidade Moto Forte Yamaha, em Cuiabá.
Lançada em 2022, o motor de 150 cilindradas posiciona o modelo na categoria premium de motos urbanas de baixa cilindrada. A Yamaha FZ15 traz também como elementos distintivos um farol com projetor, luz de posição e lanternas traseiras de LED, freio ABS na dianteira, freios a disco nas duas rodas, suspensão monocross, pneus largos e painel um completo 100% digital.
“Outro aspecto que julgo que foi muito importante da Yamaha foi a decisão de colocar ABS em uma moto praticamente popular. A tecnologia de antibloqueio das rodas. A legislação obriga motos acima de 300 cilindradas terem o ABS. Só que você coloca ABS em uma moto abaixo, você já entende que é uma preocupação da marca, pela questão de segurança e controle do veículo”, destaca Marcelo.
Segundo Marcelo, a fabricante pretende criar um novo segmento paralelo em sua linha com a FZ15, oferecendo uma opção de 150 cilindradas com detalhes e acabamentos superiores. Com design exclusivo, um visual mais robusto e esportivo do que a Fazer 150, modelo mais popular que se enquadra na categoria de serviços com grande mobilidade diária. – Se você perguntar se a FZ15 é muito melhor que a Honda CG, Titan, não. Elas são equiparadas. O que nós temos que é melhor, é o design de ponta que está realmente arrebentando de venda. É o que a turma tá gostando – explica.
“Tem muita gente, principalmente os entregadores em geral, que ganham por entrega. Então não há tempo a perder, a performance depende diretamente da quantidade de entregas que ele consegue fazer. Além da segurança, a autonomia e o conforto é outro ponto positivo desse modelo”.
A nova FZ15 está disponível nas cores Azul Metálico (Racing Blue), Vermelho Metálico (Magma Red) e Preto Metálico (Midnight Black), e pode ser encontrada para vendas nas concessionárias da Yamaha com um preço sugerido a partir de R$ 16.990.
O atendimento humanizado e o tratamento atencioso, pautado no diálogo compreendendo as particularidades dos clientes, segundo Marcelo, é outro diferencial da Moto Forte Yamaha – que fortalece a relação de identificação com a marca. “Se você sair satisfeito, provavelmente vai trazer outro cara. – Olha, eu fui ali na Yamaha, fui tão bem atendido. Esse é o nosso diferencial, tratar toda pessoa que entra aqui com extremo respeito. Seja quem for, para comprar uma moto popular ou de alta performance, tratamos de forma igual, com clareza, tranquilidade”.
“Às vezes a moto pequena é uma moto para serviço e a moto grande é um sonho, então tem muita gente que antes de comprar uma moto grande vem aqui, namora, senta, a gente tira dúvidas, você sabe que a pessoa não vai comprar naquele momento, porque ela está na fase de plantar a semente do sonho para conquistar depois, é quando o cliente pensa na Yamaha”, completa.
Outro diferencial apontado pelo assessor é a entrega técnica. Processo que acontece ainda na concessionária e é realizado por um profissional dedicado a esse atendimento sobre o modelo, principalmente, em relação às tecnologias embarcadas para dar mais controle e segurança ao condutor.
“Entender e mostrar como o veículo funciona, nós levamos isso muito a sério. Já tivemos clientes elogiando o procedimento. Não é só você pegar a chave e sair correndo. Há um comprometimento mesmo da marca nesse sentido. Há um indicativo, um direcionamento da Yamaha motos do Brasil para ter esse processo da entrega. E a gente deu o nosso toque, personalizou o procedimento. Nós damos treinamento para o cliente, para ele não sair daqui com dúvidas. Padronizados isso, a Yamaha nos deu essa diretriz e nós pegamos isso e transformamos em política interna da loja”, finaliza o assessor.
A concessionária Moto Forte Yamaha fica localizada na avenida Coronel Escolástico, 660 – Bandeirantes, em Cuiabá. Mais ações pode ser conferidas no canal do You Tube Canada e Instagram Moto Forte.